Rio Grande do Sul
Defesa Civil alerta para chuvas volumosas e risco de transbordamento de rios no RS
Segundo a Metsul, chuva extrema no RS e em SC será do mesmo tipo da que aconteceu em Petrópolis, no Rio de Janeiro
A Defesa Civil emitiu um alerta para chuvas volumosas e risco de transbordamento de rios em quase todo o Rio Grande do Sul entre esta segunda e terça-feira. A orientação é ligar para os números 190 ou 193 em casos de emergência. O alerta vale para quase todas as áreas gaúchas, exceto para parte da metade Sul.

A MetSul Meteorologia também alertou para o cenário preocupante no Estado nos próximos dias. As principais áreas que devem registrar acumulado de chuvas são as regiões Nordeste e Norte, que abrangem Planalto Médio, Alto Uruguai, Serra, Litoral Norte e Aparados da Serra. Partes de Santa Catarina e do Paraná também podem ter grandes volumes de precipitações.
De acordo com a MetSul, o clima segue instável nesta segunda, terça, quarta e, em menores áreas, na quinta-feira. Um ciclone deve se formar sobre a região entre terça e quarta, o que não é comum nesta época do ano, ainda conforme a MetSul, e representa o período de maior risco. Há probabilidade de marcas extremas, entre 300 e 500 milímetros, ou seja, o que costuma chover em quatro a cinco meses em apenas uma semana.
? ESPECIAL | Chuva extrema no Nordeste do Rio Grande do Sul e parte de Santa Catarina terá a mesma natureza que atingiu Petrópolis em fevereiro, embora a situação sinótica distinta. Entenda a dinâmica atmosférica que levará à chuva excepcional.
— MetSul.com (@metsul) May 2, 2022
?? https://t.co/tv70ecThG0 pic.twitter.com/DikNaq12wN
Os rios que estão nestas regiões exigem atenção pelo potencial de cheia. Entre eles estão o Pelotas, Uruguai, Mampituba, das Antas, Caí, Taquari, Paranhana, Gravataí e Jacuí, assim como seus afluentes. Já o Guaíba também poderá enfrentar uma cheia, em razão da vazão excessiva destes rios. Por isso, os moradores das ilhas devem atentar para a alta probabilidade de alagamentos e inundações.
? AGORA | Rio das Antas passando por cima da ponte entre Cotiporã e Bento Gonçalves. Trata-se de uma ponte baixa, mas quando águas superam o nível da ponte é um primeiro indicativo de cheia no Taquari. Já choveu quase 150 mm em Vacaria e vem muito mais chuva até quarta-feira. pic.twitter.com/KY2T3OVVFH
— MetSul.com (@metsul) May 2, 2022
Há também possibilidade de desabamento de encostas e morros, afetando moradores destas áreas e podendo prejudicar o trânsito em rodovias. Destaque para a Rota do Sol, RS 122, BR 116 e BR 101, dentre outras. Além da chuva, pode ainda haver ventanias isoladas e ocorrência de granizo.