Agro

Aurora Coop ressaltou as riquezas do cooperativismo no Dia C

“O cooperativismo tem um diferencial importante, que é uma das razões do nosso sucesso" disse Neivor Canton, presidente da Aurora.

Por Assessoria Aurora Publicado em 05/07/2022 15:24 - Atualizado em 03/06/2024 11:16

“O cooperativismo tem um diferencial importante, que é uma das razões do nosso sucesso. Gera riquezas e as compartilha com os cooperados e com toda a sociedade”. A explanação foi do diretor presidente executivo da Cooperativa Central Aurora Alimentos (Aurora Coop), Neivor Canton, durante a comemoração do “Dia Internacional do Cooperativismo”, realizado no último sábado (2).

A Aurora Coop, Fundação Aury Luiz Bodanese, cooperativas, empresas e entidades parceiras promoveram atividades em comemoração ao Dia C em 17 cidades brasileiras, com arrecadação de alimentos não perecíveis, doação de sangue e o projeto Tampinha Voluntária. Além disso, ocorreram apresentações artísticas e culturais e ações de promoção à saúde. Em Chapecó, a programação de intercooperação reuniu dirigentes, associados, colaboradores, integrantes de cooperativas locais e regionais em frente à matriz da Cooperalfa.

Segundo Canton, as características do cooperativismo são razões de sobra para que seja recomendado como uma grande solução para comunidades em dificuldade. “Ao olharmos para o mapa do Brasil vamos encontrar os melhores índices de desenvolvimento humano onde existem cooperativas bem-sucedidas que geram riquezas e as distribuem”, observou.

O diretor presidente executivo ressaltou, ainda, a importância de lembrar dos pioneiros do cooperativismo na região e destacou a responsabilidade de levar esse trabalho adiante com compromisso.

RESULTADOS

Ao longo de maio e junho, a Aurora Coop mobilizou os colaboradores das unidades e cooperativas filiadas por todo o País nas campanhas de arrecadação de alimentos não perecíveis e doação de sangue. No período, foram registradas 800 doações de sangue e arrecadadas 12 toneladas de alimentos, que serão doados para instituições sociais.

100 ANOS DO DIA C

A anfitriã do evento do Dia C em Chapecó foi a Cooperalfa, que organizou a programação e recebeu o público em sua casa. O presidente Romeo Bet falou sobre a alegria em comemorar o 100º aniversário do Dia Internacional do Cooperativismo. Citou a importância da criação das cooperativas para que produtores rurais tivessem para quem comercializar suas produções.

“A Cooperalfa comemora neste ano 55 anos de vida e representa a história do cooperativismo. Isso contribuiu com o desenvolvimento de nossa região. Logo após sua fundação, surgiu a Aurora Coop. Foi uma grande conquista”, complementou.

O prefeito João Rodrigues falou sobre a importância do cooperativismo para o município e citou que se não existissem cooperativas em Chapecó, a cidade não seria o que é. “São milhares de empregos gerados direta ou indiretamente pelas cooperativas, além dos produtores rurais que estão no campo devidamente organizados. Daqui a 30 anos Chapecó deverá ser a maior cidade de Santa Catarina e isso ocorrerá pela matriz econômica que temos aqui. Que o cooperativismo continue cada vez mais forte”, salientou.

SOBRE O DIA C

O primeiro sábado de julho comemora o significado de um sistema que une, produz, atende com respeito, investe, humaniza e partilha resultados pelo mérito, tudo edificado ao sabor da democracia. O Dia Internacional do Cooperativismo é comemorado anualmente pelas cooperativas de todo o mundo. Para 2022, o tema eleito pela Aliança Cooperativa Internacional (ACI) foi “Cooperativas constroem um mundo melhor”.

Conteúdo relacionado

Termos relacionados