Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Divulgação
Segurança

Bombeiros voluntários de Gaurama celebram 25 anos

Uma História de sucesso e superação dos Bombeiros Voluntários de Gaurama

Rádio Alternativa FM
por  Rádio Alternativa FM
01/07/2022 13:08 – atualizado há 1 ano
Continua depois da publicidadePublicidade

A Associação Corpo de Bombeiros Voluntários de Gaurama nasceu da necessidade e das dificuldades enfrentadas pelo município de Gaurama quando da ocorrência de incêndios.

Embora o Corpo de Bombeiros da cidade de Erechim, responsável pela região do Alto Uruguai, em muito tem auxiliado o município de Gaurama, quando da ocorrência destes sinistros, sabemos também das dificuldades enfrentadas por eles no combate a estas ocorrências nos municípios sob sua responsabilidade, entre eles Gaurama.

Como sabemos, a pronta intervenção nos casos de incêndio é fator essencial para o sucesso da operação. A principal dificuldade enfrentada nestes municípios é a distância entre a sede regional de Bombeiros e as comunidades.

A primeira reunião pró fundação da Associação Corpo de Bombeiros voluntários de Gaurama, foi realizada no Bar e Restaurante Amarelinho no centro da cidade de Gaurama. Nesta reunião estavam presentes diversas pessoas de nossa comunidade, oportunidade em que foi eleita a Comissão pró-fundação.

Finalmente em 20 de maio de 1997, após diversas reuniões da comissão, tendo por local o salão paroquial da cidade, foi fundada oficialmente a Associação Corpo de Bombeiros Voluntários de Gaurama, sendo eleita a sua primeira diretoria para um mandato de dois anos.

Os principais objetivos da Associação Corpo de Bombeiros Voluntários de Gaurama são o combate a incêndios, resgate de vítimas de acidentes diversos, auxílio em casos de calamidade em ações de Defesa Civil.

Possui atualmente um Caminhão Dodge Ano 1981 com tanque para 7.500 litros de água equipado com uma bomba com capacidade de bombear 60 metros cúbicos de água por hora, um Caminhão Mercedes Bens com tanque para 5.000 litros de água, uma ambulância DOBLO, todos cedidos pela Prefeitura Municipal de Gaurama, além de materiais básicos para combate a incêndio tais como mangueira, trajes contra fogos, Aparelhos respirados, esguichos e etc.

As receitas da Associação são única e exclusivamente através de auxílio da Prefeitura Municipal de Gaurama, doações da Justiça Estadual de Gaurama, doações da comunidade e realizações de promoções e eventos. Cabe destacar que o efetivo trabalha de forma totalmente voluntária não recebendo qualquer tipo de remuneração pelo serviço realizado.

No dia 20 de maio de 2022, a ASSOCIAÇÃO CORPO DE BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS DE GAURAMA completou 25 anos de sua fundação. Em comemoração aconteceu no dia 22 de maio a Missa de Ação de Graças celebrada na Paróquia São Luis Gonzaga em agradecimento aos Bombeiros em atividade e também rezar pelos Bombeiros que já partiram mas que deixaram sua colaboração voluntária para que os Bombeiros chegassem aos 25 anos de História aqui no município de Gaurama.

Uma foto para recordar um dos integrantes que colaborou com seus serviços aos Bombeiros Voluntários de Gaurama, mas que já cumpriu sua missão aqui na terra. O ALVARO JOSE MAZZUTI, popular, PRETO como era carinhosamente conhecido era um dos fundadores dos Bombeiros Voluntários.

Divulgação

Foram 25 anos de muitos obstáculos e dificuldades que foram sendo superadas pela dedicação, comprometimento e doação por parte de seus componentes, que não medem esforços para auxiliar a quem necessitar, deixando muitas vezes suas horas de lazer e convívio com familiares para ajudar as pessoas nas mais diversas atividades.

Não podemos deixar de citar também a ajuda financeira mensal, realizada por algumas pessoas e empresas de Gaurama, do poder público, da Câmara de Vereadores, do poder Judiciário, Ministério Público e banco SICREDI que nos permitem fazer a manutenção dos veículos, manutenção e aquisição de materiais para atendimento de ocorrências e equipamentos de proteção individual.

Criado inicialmente para o combate a incêndios, com o passar dos anos passamos a atender a outras demandas da comunidade, dentre elas as atividades de Defesa Civil com desobstrução de vias, destelhamento de casas e abastecimento de água em função da estiagem.

Visando uma melhor prestação de serviço a nossa comunidade, iniciamos no dia 14 de maio de 2022, um ciclo de treinamentos ministrado pelos Bombeiros Voluntários de Concórdia, englobando as áreas de Atendimento Pré Hospitalar, Combate a incêndio e Resgate Veicular. Treinamentos que serão realizados quinzenalmente até o final do ano de 2022.

Também no mês de junho de 2022, a Câmara de Vereadores de Gaurama fez uma secção para Homenagear os Bombeiros Voluntários ao qual teve a presença de alguns integrantes para representar a Corporação.

No mesmo mês de junho a Câmara de Vereadores de Gaurama, homenageou os Bombeiros Voluntários com a entrega de uma Placa de Menção Honrosa em comemoração aos 25 anos pelos relevantes serviços prestados a comunidade Gauramense.

Alguns dos integrantes dos Bombeiros Voluntários se fizeram presentes na Câmara de Vereadores para acompanhar a Secção e receber a Placa .

O Bombeiro Celito Grieser que faz parte da Direção, comentou que "Atualmente nossa mais árdua missão está focada em tocar o lado voluntário da nossa comunidade de Gaurama. Necessitamos aumentar nosso efetivo para que possamos, quem sabe num futuro não tão distante, realizarmos escalas de plantão, para diminuir o tempo de resposta no atendimento das urgências e emergências."

Divulgação

Acrescentou fazendo um convite para os Gauramenses: "você que é dinâmico, voluntário, compromissado e deseja fazer parte da família BV de Gaurama, nos procure, venha participar dos nossos treinamentos e faça você também parte dessa equipe de Bombeiros Voluntários". Importante lembrar que para atuar como Bombeiro Voluntário efetivo será obrigatório a realização dos treinamentos de qualificação.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE