Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Saúde

Bactéria Wolbachia pode impedir proliferação do vírus da dengue

Recentemente, em Minas Gerais, a Comissão de Constituição e Justiça do Estado aprovou o Projeto de Lei, que visa utilizar o método no combate ao Aedes aegypti.

Agrolink.com
por  Agrolink.com
05/04/2024 08:47 – atualizado há 28 segundos
Continua depois da publicidadePublicidade

No recente painel intitulado "Dengue - Uma Luta de Todos", promovido pelo Correio Braziliense, o coordenador científico da Sociedade de Infectologia do Distrito Federal, Alexandre Lima Rodrigues Cunha, destacou alternativas tecnológicas para enfrentar a epidemia de dengue. Segundo o coordenador, uma dessas alternativas, é o uso da bactéria Wolbachia, que tem mostrado eficácia em impedir a proliferação do vírus da dengue dentro do mosquito.

Cunha explicou que a introdução da bactéria no mosquito Aedes aegypti não só impede a transmissão da doença, mas também pode resultar na produção de descendentes estéreis, quando mosquitos machos infectados se acasalam com fêmeas. Ele citou o exemplo da Austrália, onde o projeto pioneiro conseguiu erradicar a dengue com sucesso. Além disso, enfatizou que não há riscos biológicos associados ao uso da Wolbachia, pois mais de 10 anos de pesquisa respaldam sua segurança.

Recentemente, em Minas Gerais, a Comissão de Constituição e Justiça do Estado aprovou o Projeto de Lei (PL) 1.991/24, proposto pelo deputado Gustavo Santana (PL), que visa utilizar o método Wolbachia no combate ao Aedes aegypti. O parecer favorável à constitucionalidade da matéria foi emitido pelo presidente da comissão, deputado Arnaldo Silva (União), destacando a importância de medidas complementares para enfrentar os desafios associados à proliferação do mosquito e às doenças por ele transmitidas.

O projeto de lei prevê a instituição do método Wolbachia como uma estratégia de controle biológico do Aedes aegypti, fortalecendo as medidas de combate às arboviroses, com enfoque especial na dengue. O texto também propõe parcerias entre entidades públicas e privadas para implementar o método, além de mecanismos de monitoramento e esclarecimento à população sobre sua utilização.

O relator do projeto, ao apresentar o substitutivo nº 1, ressaltou a existência de legislação vigente sobre o tema e explicou que a formulação e execução de planos ou programas administrativos são competências atribuídas ao Executivo. Assim, o novo dispositivo proposto estabelece diretrizes para a atuação do Estado na implementação da estratégia Wolbachia, reforçando o compromisso com a saúde pública e o combate às doenças transmitidas pelo Aedes aegypti.

Agora, o PL 1.991/24 será encaminhado à Comissão de Saúde do estado para análise e emissão de parecer, marcando um passo significativo na adoção de novas tecnologias e abordagens no enfrentamento da dengue e outras arboviroses. Com o apoio de especialistas como Alexandre Lima Rodrigues Cunha e o respaldo legislativo, a implementação do controle biológico mostra-se como uma esperança promissora na luta contra essas enfermidades que afetam milhões de pessoas globalmente.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE