Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Cidade

Bairro São Cristóvão concentra quase metade dos casos de dengue em Erechim

Segundo o município há 62 casos confirmados da doença.

Leandro Vesoloski/AU
por  Leandro Vesoloski/AU
10/02/2021 13:16 – atualizado há 2 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

Erechim já registra mais de 60 casos de dengue. A informação foi confirmada pelo chefe da Vigilância Ambiental Everton Pujol Guterrez em entrevista ao vivo ao Portal AU Online concedida na manhã desta quarta-feira, 09. Segundo ele há uma epidemia de dengue no município.

Everton explicou que já há 149 notificações de dengue em Erechim. “Nós temos 62 casos positivos e 18 negativos. Esses números estão aumentando e a gente vive uma epidemia de dengue”, disse o Chefe da Vigilância Ambiental.

Guterrez esclareceu que 80% dos casos de dengue existentes na cidade de Erechim se concentram no bairro São Cristóvão, Vitória 1 e 2 e região entre o Bairro Aeroporto e Progresso. “Os outros 20% estão espalhados pela cidade. O foco hoje é principalmente o bairro São Cristóvão que tem cerca de 45% dos casos positivos”.

Conforme dados do município, em Erechim trabalham 35 agentes de combate a endemias, sendo que cada um fica responsável em média por mais de 1000 residências. Segundo Everton, quando detectado um caso de dengue, os agentes de combate a endemias realizam uma varredura em uma área de 300 metros do local onde o mosquito foi encontrado fazendo a eliminação de focos e criadouros do transmissor. “A prevenção da dengue passa pelo não nascimento do mosquito e isso não é só uma ação do poder público. Precisa muita colaboração do cidadão”, ressaltou Everton. Para o profissional a população precisa realizar o trabalho preventivo que é o controle dos focos do mosquito especialmente em locais onde tem água parada em suas residências.

Sobre sintomas da dengue o chefe da Vigilância em Saúde explicou que eles são muito parecidos com os do coronavírus. “Os sintomas da dengue são febre alta com início abrupto, dor no corpo, articulações, dores de cabeça e mal-estar. O que difere da Covid é a questão respiratória”, disse Guterrez.

Conforme orientação do município, ao apresentar sintomas a pessoa com suspeita de dengue deve procurar a UBS do seu bairro ou os serviços de urgência e emergência nos hospitais da cidade, tomar bastante líquido e seguir as orientações médicas. Everton Guterrez disse que se deve evitar a automedicação porque alguns remédios potencializam os sintomas da dengue.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE