Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Agro

Bolsa Juventude Rural atende jovens do Alto Uruguai Gaúcho

São 18 jovens, entre 15 e 29 anos, beneficiados em 7 municípios da região.

Assessoria/Emater
por  Assessoria/Emater
23/03/2021 12:30 – atualizado há 2 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

A Emater/RS-Ascar, através do Escritório Regional de Erechim, promoveu uma webconferência, com foco no Programa Bolsa Juventude Rural 2021 na quinta-feira (18/03), com divulgação do programa e orientações operacionais. Participaram jovens, pais, prefeitos, secretários municipais e lideranças regionais.

Na região do Alto Uruguai 18 jovens com idades entre 15 e 29 anos dos municípios de Erechim, Cruzaltense, Três Arroios, Benjamin Constant do Sul, Barão de Cotegipe, Viadutos e Centenários foram selecionados para esta edição do programa.

Os jovens terão que desenvolver, com apoio e acompanhamento da Emater/RS-Ascar, projetos Produtivos sustentáveis. Os projetos serão voltados para as áreas de olerícolas, atividade leiteira, ovinocultura, aumento e diversificação de hortigranjeiros para comercialização, produção de hortícolas, e produção para autoconsumo.

O Bolsa Juventude Rural é uma política pública da Seapdr executada pela Emater/RS-Ascar. O programa tem como objetivo estimular a permanência do jovem no campo por meio de bolsas mensais, com recursos oriundos do Fundo Estadual de Apoio ao Desenvolvimento dos Pequenos Estabelecimentos Rurais (Feaper). Para concorrer à bolsa o jovem tem que estar matriculado no segundo ou terceiro ano do Ensino Médio em escolas públicas estaduais ou instituições educacionais sem fins lucrativos e de caráter comunitário.

O Bolsa Juventude Rural tem como objetivo dar oportunidade e condições de acesso e permanência no Ensino Médio e de implantação de projetos produtivos sustentáveis, estimulando a sucessão nas propriedades rurais famílias que desenvolvam ou ofereçam curso de ensino médio ou de educação profissionalizante, na pedagógica de Alternância, ter entre 15 a 29 anos, possuir Declaração de Aptidão do Pronaf (DAP) ativa e baixa renda familiar. O valor é de R$ 2mil por jovem rural (pagos em até 10 vezes).

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE