Educação

Bombeiros Voluntários de Concórdia abrem inscrições para Bombeiros Mirins

Atualmente a escola tem 178 alunos, que se formam e entram em serviço após completar 18 anos. Acesso a escola se dá aos 12 anos de idade.

Por Assessoria/Redação Publicado em 02/11/2021 14:47 - Atualizado em 31/07/2024 09:20

Depois de praticamente dois anos, sem poder trabalhar com os Bombeiros Mirins e Aspirantes, devido a pandemia do coronavírus, o Corpo de Bombeiros Voluntários de Concórdia abriu as inscrições para nova turma de Bombeiros Mirins. As inscrições já iniciaram e prosseguirão até o dia 10 de dezembro.

Pais ou responsáveis pelas crianças com 12 anos completos ou que completem a idade até o dia 31 de março de 2022, podem se dirigir em horário comercial, na corporação e realizar as inscrições. Serão ofertadas 40 vagas.

Conforme o Edital, não será cobrado nenhum valor para a inscrição, que deverá ser realizada no Centro de Ensino, de segunda a sexta-feira, no horário de 07h30min às 11h45min e das 13h30min até 17h30min.

O comandante Alexandre Grolli explica que a grade curricular é extensa e muda de nível conforme a idade do jovem. Até chegar a categoria de aspirante, os alunos passarão por aulas e instruções sobre os 42 anos de história da instituição, o estatuto social e o regimento. Nesse mesmo período os jovens tem aulas com a Polícia Militar, civismo, meio ambiente, entre outras.

Ao chegar a aspirante, os treinamentos começam a se voltar para a formação técnica e atividades operacionais também foram do quartel.

O aluno nessa fase já entra na escala de plantão interna, sem sair do quartel para atendimento a ocorrências. Internamente o aspirante passa a ter as mesmas atribuições que os bombeiros. Nessa fase, além da prática com equipamentos, instrumentos e materiais, também aprimoram conhecimentos sobre a manutenção de equipamentos, higienização, controle de materiais.

O comandante fala que ao chegar a aspirante o jovem vai receber os treinamentos mais intensivos em Resgate Veicular, Socorro de Urgência, Atendimento a Traumas, Salvamento em Altura e Aquático, Resgate, Combate a Incêndios, entre outros. É nessa fase de formação que o jovem vai descobrir que a atividade profissional do bombeiro é basicamente aprender as técnicas para conviver e administrar riscos. “É nesta fase de instrução que o jovem vai decidir se é isso que ele quer, se realmente quer ser bombeiro.

Atualmente estão na escala de serviço 101 bombeiros, masculino e feminino, formados na Escola de Bombeiros de Concórdia. A escala de plantão diário conta normalmente com um efetivo de 15 a 18 bombeiros. Diariamente trabalham no quartel cerca de 30 bombeiros, se somados o pessoal do administrativo, comando, instrução, almoxarifado e direção da Associação.

A criança fará parte do projeto Bombeiro Mirim/Aspirante com duração de 6 anos e ao término, se houver interesse por parte do aluno em se tornar Bombeiro voluntário ele terá que fazer a escola de formação para bombeiro.

O Edital completo está em https://bit.ly/3pSBcxA

Conteúdo relacionado

Termos relacionados