Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Saúde

Brasil está fora da zona de alerta da Covid-19 pela primeira vez desde julho de 2020, diz Fiocruz

Entretanto, o boletim destaca que o cenário ainda exige atenção nas ações de vigilância em saúde e cuidados

Correio do Povo
por  Correio do Povo
25/03/2022 21:17 – atualizado há 1 ano
Continua depois da publicidadePublicidade

O Brasil está fora da zona de alerta da Covid-19 pela primeira vez desde julho de 2020, segundo o boletim divulgado nesta sexta-feira pela Fiocruz. Todos os estados e o Distrito Federal estão com taxas inferiores a 60%.

O boletim destaca que esse cenário reflete a tendência de queda de indicadores de Síndromes Respiratórias Agudas Graves (SRAG) e de incidência e mortalidade por Covid-19, ainda que com variabilidade em alguns estados. Entretanto, o quadro bastante positivo ainda exige atenção nas ações de vigilância em saúde e cuidados, já que ainda estão elevadas as taxas de SRAG, incidência e mortalidade por Covid-19.

Os indicadores epidemiológicos, de ocupação de leitos de UTI Covid-19 e vacinação sinalizam para uma situação "bastante promissora", diz o documento, que também recomenda a manutenção do uso de máscaras para determinados ambientes fechados, com grande concentração de pessoas, ou mesmo abertos em que há aglomerações.

Os dados registrados nas duas últimas semanas epidemiológicas (6 a 19 de março) confirmam a manutenção da tendência de queda de indicadores de incidência e mortalidade por Covid-19, porém em menor velocidade. Essa redução pode apontar para um período de estabilidade da transmissão nas próximas semanas, com taxas ainda altas de incidência e mortalidade.

Foi registrada uma média de 42 mil casos diários, representando um decréscimo de 32% em relação às duas semanas anteriores (20 de fevereiro a 5 de março). Também foi observada a redução do número de óbitos por coronavírus no período, com uma média diária de 570 óbitos, cerca de 35% abaixo dos valores das duas semanas anteriores. Porém, o documento destaca que na semana de 6 a 12 de março houve um pequeno aumento no número de casos, o que pode ser resultado de festas e viagens no período de Carnaval, da flexibilização do uso de máscaras e realização de eventos de massa que têm ocorrido em algumas cidades.

Na semana seguinte, esses valores tornaram a cair. A maior parte dos estados apresentou estabilidade dos indicadores de transmissão, com exceção de Rondônia e Acre, que tiveram redução significativa do número de casos e de óbitos, além de Amapá, Maranhão, Piauí, Paraíba, Bahia e Mato Grosso do Sul, que apresentaram uma diminuição no número de óbitos, mas manutenção do número de casos. Esses dados sobre a transmissão de Covid-19 podem ser visualizados no sistema MonitoraCovid-19.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE