Esporte
Brasileiro de Rally volta ao PR para decisão dos campeões
Prova neste final de semana vai ser a única da temporada totalmente no asfalto
O Campeonato Brasileiro de Rally de Velocidade chega ao final de sua temporada neste final de semana, novamente no Paraná. Agora, o destino da caravana da competição nacional será a cidade de Quatro Barras, na região metropolitana de Curitiba.
O tradicional Rally da Graciosa desta vez será disputado neste sábado, dia 14, em função de ter que ser adiado em dezembro de 2022, em função das chuvas que atingiram a região e causaram diversos estragos. A prova vai definir todos os campeões, nas três categorias.
Será também a única prova do calendário a ser disputada 100% em estradas de asfalto. Um dos trechos que ganha destaque é a tradicional especial Dom Pedro, que no passado já foi em estrada de terra e agora ganha asfalto em todo seu percurso.
O nome da especial também remete ao caminho trilhado pela caravana de Dom Pedro II, à época, vindo de Paranaguá rumo a Curitiba.
Os principais líderes do campeonato garantiram presença no grid, o que garante contornos de boas disputas, como na categoria Rally 5 (4x2), onde apenas dois pontos separam os gaúchos Evandro Carbonera e Jean Klein, da dupla Luciano Fleck (Goiás) e Thiago Osternack (Paraná).
“As expectativas para a prova são as melhores possíveis, mas é importante estar ciente de que dois pontos é pouco, não dá segurança nenhuma para ninguém. A briga pelo título, conforme os outros anos na categoria, tem a definição somente na última etapa do campeonato”, lembra Carbonera.
“Estamos animados! A disputa pelo título tem sido árdua e animadora. Esta etapa somente em asfalto será completamente diferente para todos e espero com isso igualar a disputa com os líderes”, destaca Fleck.
Ulysses Bertholdo tenta seu 21º título nacional. Ele compete na categoria mais forte, a Rally 2, com o navegador Marcelo Dalmut, que busca sua sexta conquista. “Asfalto é uma corrida completamente diferente! Muda-se todo o acerto do carro e o modo de conduzir também é diferente. Eu particularmente prefiro a terra, mas acho muito interessante termos uma etapa disputada toda em asfalto. O nosso campeonato é muito privilegiado em ter uma etapa nesses moldes”, completa o gaúcho Bertholdo.
O Rally da Graciosa é o mais tradicional do calendário nacional, sendo disputado desde os anos 1980, ganhando destaque na década seguinte. Entre as especiais estão a Dom Pedro, trecho já conhecidos dos competidores.
A prova abre a programação nesta sexta, dia 14, com o reconhecimento das especiais e corrida no sábado, dia 14. A base de apoio e estrutura administrativa ficará na cidade de Quatro Barras. Serão 10 especiais, a partir das 7h10 da manhã de sábado, totalizando mais de 155 quilômetros de trechos cronometrados.
Serviço do Rally da Graciosa
O que: 7ª etapa do Campeonato Brasileiro de Rally de Velocidade
Onde: Quatro Barras/PR
Quando: 14 e 15 de janeiro de 2023
Tipo de piso: 100% asfalto
Em tempo real: @rallybroficial no Instagram, Twitter e YouTube
Mais informações: rallybr.com.br e brderally.com.br
PROGRAMAÇÃO
Sexta-feira, dia 13
06:30 – Início do reconhecimento
09:00 – Vistoria técnica
19:00 – Briefing
Sábado, dia 14
Setor da manhã
7h13 – SS UB Rally 18 – 19,2KM
7h56 – SS Palmitalzinho – 9,2 KM
9h29 – SS UB Rally 18 – 19,2KM
10h12 – SS Palmitalzinho – 9,2 KM
11h45 – SS UB Rally 18 – 19,2KM
12h28 – SS Palmitalzinho – 9,2 KM
Setor da tarde
14h28 – SS Dom Pedro – 19,2KM
14h11 – SS Rio do Meio – 17,6 KM
16h59 – SS Dom Pedro – 19,2KM
17h42 – SS Rio do Meio – 17,6 KM