Cidade
Cachorra abandonada é encontrada "se arrastando" na beira da estrada na RS-331; vídeo
Família que passava pelo local parou para resgatar a cachorrinha que ainda é filhote.
Mais um caso de abandono e maus tratos de animais chega até a redação do AU. Uma moradora de Gaurama, conta que no sábado, passava pela RS-331, estrada que liga a cidade de Erechim a Gaurama, quando viu a cachorrinha na beira da estrada e decidiu parar para ver do que se tratava. Encontrou a cachorrinha se arrastando e muito enfraquecida. Não tinha água e uma sacola com "casca de banana e de pinhão para comer" era o que tinha pro bichinho comer.
Edinara não pensou duas vezes em tirar a cachorrinha daquela situação e no mesmo dia a levou até uma clínica veterinária em Gaurama, para avaliar as condições de saúde.
Na clínica, foi realizada uma consulta com avaliação da profissional que também ofereceu água e comida para a pequena. Apesar de estar bem debilitada, não precisou receber soro. Mas vai precisar fazer exame de sangue e raio-x, nesta segunda-feira.
A família que acolheu a cachorrinha, tem gatos em casa e mora em apartamento, mesmo assim, decidiu ficar com a filhote, que é de grande porte, até que ela recupere a saúde. Depois que ela estiver bem, será colocada para doação responsável.
Como todos sabem, cuidar de um bichinho exige dedicação e responsabilidade com o bem estar, alimentação e saúde do animalzinho, e quando cuidados médicos se fazem necessários, os custos podem ser altos.
Por isso, a família que está cuidando da cachorrinha, pede ajuda a quem puder colaborar com a situação. As doações podem ser feitas através de um PIX (CPF:96029897004 Jeromino Brum ) ou então podem ser deixadas na Agropet Balde Cheio com a Dra. Iohane, em Gaurama.
Edinara comenta que é comum o abandono de animais nesse local, mas se mostra indignada pelo fato de que muitas pessoas percebem a situação, mas não fazem nada.
Abandonar e maltratar animais e crime e a pena pode chegar a cinco anos de prisão
Além da violência contra os animais, existem outras ações que podem ser classificadas como maus tratos. São elas:
- Abandono
- Agressões físicas, como: espancamento, mutilação, envenenamento;
- Manter o animal preso a correntes ou cordas;
- Manter o animal em locais não-arejados – sem ventilação ou entrada de luz;
- Manter o animal trancado em locais pequenos e sem o menor cuidado com a higiene;
- Manter o animal desprotegido contra o sol, chuva ou frio;
- Não alimentar o animal de forma adequada e diariamente;
- Não levar o animal doente ou ferido a um veterinário;
- Submeter o animal a tarefas exaustivas ou além de suas forças;
- Utilizar animais em espetáculos que possam submetê-los a pânico ou estresse;
- Capturar animais silvestres;