Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Mundo

Carlos Menem, ex-presidente da Argentina, morre aos 90 anos

Político estava em uma clínica localizada em Buenos Aires.

Correio do Povo
por  Correio do Povo
14/02/2021 19:03 – atualizado há 2 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

O ex-presidente argentino Carlos Menem morreu neste domingo (14) em uma clínica de Buenos Aires aos 90 anos, informaram a agência oficial de notícias Telam e outros veículos da imprensa. Menem, que foi senador do peronismo, foi hospitalizado várias vezes nos últimos meses.

Internado com uma infecção urinária, o quadro de saúde do político, que governou a Argentina de 1989 a 1999, se deteriorou nos últimos dias. O político também lutava contra problemas cardíacos.

Ex-presidente da Argentina Carlos Menem morre aos 90 anos | Foto: Juan Mabromata / AFP / CP

História

Natural da província de La Rioja, Menem governou a Argentina com um programa neoliberal. Durante sua gestão, estabeleceu a paridade cambial de um peso igual a um dólar, que posteriormente eclodiu na pior crise do país em 2001.

O ex-mandatário teve três filhos de dois casamentos: o primeiro com Zulema Yoma e o segundo com a ex-Miss Universo chilena Cecilia Bolocco. Menem foi investigado em vários casos de corrupção, mas nunca houve uma condenação final.

Chegou a ficar preso preventivamente em casa, em 2001, devido a um processo por contrabando de armas para a Croácia e o Equador. Porém, foi libertado semanas depois por decisão da Suprema Corte de Justiça e, na sequência, absolvido por excesso de tempo em um caso que se arrastou por 25 anos.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE