Rio Grande do Sul
Chama Crioula é recebida em Erebango
Chama ficará no município até 10 de Setembro, quando acontecerá a distribuição da fogo para as cidades da 19 RT
Uma chama que representa a tradição gaúcha compartilhada de geração em geração. Um fogo que aquece os corações e reacende a vontade de perpetuar os costumes e a cultura rio-grandense.
Nesse clima de apreço à história e preservação de valores oriundos dos antepassados, foi realizada na tarde desta sexta-feira (26), no CTG Campo Grande de Erebango, a recepção à centelha da Chama Crioula, trazida por tradicionalistas da 19ª Região Tradicionalista do RS, que haviam se deslocado à Canguçu onde participaram do ato de Geração e Distribuição da Chama Crioula 2022 em todo o Estado.
Os cavaleiros espalham o fogo em símbolo de coragem, união dos povos e amor do gaúcho pela sua terra.
Em solo erebanguense, a oportunidade contou com a presença de autoridades como o prefeito Valmor José Tomelero, primeira-dama, Claura Araldi, vice-prefeito, Flávio Evandro Kusz, secretária de Educação, Cultura, Desporto e Turismo, Milena Hoppen Zanatta, coordenador da 19ª Região Tradicionalista, Aldair Menosso e outras lideranças da referida entidade, patrão do CTG Campo Grande, Deomar Schneider, cavalarianos do Grupo Lenço Branco e de outras cidades que integram a 19ª RT, além de professores, alunos e comunidade em geral.
O acendimento da pira foi feito pelo patrão Deomar após receber a centelha da Chama Crioula das mãos da diretora de cavalgadas da 19ª RT, Jaci Salete Pinto Ribeiro.
“É uma satisfação receber a todos e gostaria de agradecer especialmente aos cavalarianos pela dedicação em fazer esse trajeto e trazer a centelha até nosso município”, exaltou o patrão.
Do mesmo modo, o líder da 19ª RT enalteceu a importância do ato e agradeceu a todos os envolvidos na programação.
Menosso enfatizou a expectativa para a Semana Farroupilha já mencionando o convite para que todos prestigiem as festividades.
Para o prefeito, a ocasião é especial e merece ser celebrada. Ao se dirigir aos tradicionalistas, Tomelero frisou:
“Vocês desempenham um papel primordial e por meio desse gesto, transportam a nossa cultura. Que possamos, de modo permanente, cultivar os ideais e repassá-los às próximas gerações”, declarou.
Homenagens
A cerimônia contou, ainda, com apresentações artísticas. Representando a Escola Onze de Abril, a aluna Flávia Kusz fez a sua homenagem ao Rio Grande por meio da ‘Oração das Cavalgadas’.
O aluno do Colégio Irineu Evangelista de Souza, Gabriel Noskoski, demonstrou o talento com sua gaita ao tocar a música ‘Casamento da Doralice’.
Por fim, o munícipe Valdo Noskoski tocou e cantou a canção ‘Na casa do vacariano’.
Oficinas temáticas
Logo após, os estudantes participaram de oficinas temáticas, momento marcado por muito conhecimento e diversão.
Uma das atrações foi o tetarfe, uma espécie de maratona de esportes tradicionalistas que inclui os jogos de Tejo, Tava, Argola e Ferradura.
Como forma de incentivar as práticas educativas, o município adquiriu dois kits do jogo que foi entregue às escolas.
O evento prossegue à noite com um jantar na casa tradicionalista, cujo cardápio será ponta de peito recheada, saladas e pão.