Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Economia

China deve reconhecer RS livre de aftosa sem vacinação nesta sexta-feira

China deve reconhecer RS livre de aftosa sem vacinação nesta sexta-feira. Governo do Estado apresenta balanço da missão à China.

Secom/RS
por  Secom/RS
13/04/2023 20:04 – atualizado há 2 meses
Continua depois da publicidadePublicidade

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec) apresentou, nesta quinta (13/4), em café da manhã com a imprensa, os resultados da missão do Rio Grande do Sul à China, realizada entre 25 de março e 4 de abril. A comitiva chefiada pelo diretor do Departamento de Promoção Comercial e Assuntos Internacionais (DPCI) da Sedec, Evaldo da Silva Júnior, passou por Pequim, Xiamen e Shangai, obtendo avanços nas agendas que pautaram a viagem e despertando o interesse de empresários chineses, que devem visitar o Estado ainda este ano.

A missão foi dividida em duas etapas. Em um primeiro momento, o Rio Grande do Sul integrou a delegação do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento em Pequim. Após o término dos trabalhos da pasta do governo federal, a representação do Estado seguiu em missão independente, visitando Xiamen e Xangai, buscando consolidar os pleitos gaúchos e atrair investimentos. Ao todo foram 14 reuniões com 30 empresas diferentes. O Rio Grande do Sul buscava a habilitação de seis frigoríficos (um de bovinos e cinco de aves) como exportadores para o país asiático, a sondagem sobre as possibilidades do mercado de noz pecan e o reconhecimento do Estado como zona livre de aftosa sem vacinação.

O titular da Sedec, Ernani Polo, explicou que 40 frigoríficos brasileiros iniciaram o processo de habilitação nos últimos tempos e que nove haviam avançado no processo, entre eles o Frigorifico Silva, de Santa Maria, cujo foco é o abate de bovinos. “A expectativa é que o anúncio da habilitação aconteça na presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que está em missão na China”, afirmou Polo. No caso do frigorífico Languiru, a planta terá que passar por mais uma inspeção sanitária pelo órgão chinês responsável por esse tipo de avaliação. “Os chineses são muito minuciosos e analíticos, então, esse tipo de exigência faz parte do processo”, explicou.

Polo e Silva (D) falaram sobre a evolução nas relações comerciais do Rio Grande do Sul com o governo chinês - Foto: ALEXANDRE FARINA/SEDEC/DIVULGAÇÃO/AU

Quanto à validação do status sanitário do Rio Grande do Sul como zona livre de aftosa sem vacinação, Polo disse que a documentação já está pronta. “Falta somente a assinatura da China, que aguarda apenas o cumprimento de um protocolo interno, uma vez que o Rio Grande do Sul tem o reconhecimento pela Organização Mundial da Saúde Animal desde 2021”, ressaltou.

Os empresários chineses também mostraram interesse no mercado de noz pecan. “Temos que iniciar o preparo da documentação exigida. A missão ajudou a reforçar a nossa disponibilidade, mas sabemos que ainda temos um caminho a percorrer”, explicou.

Por fim, Polo destacou que o relacionamento com a China é uma construção gradativa e que os avanços são uma consequência natural. Silva Júnior corroborou essa percepção. “Os chineses têm total confiança sobre o serviço de defesa agropecuária do Brasil, porque essa relação foi consolidada ao longo dos anos”, disse o diretor.

Silva Júnior avaliou positivamente a viagem. “Os chineses ainda pensam mais em São Paulo e Rio de Janeiro quando se fala no Brasil. Eles ainda não conhecem muito bem o nosso Estado e a nossa força. Estar lá abriu possibilidades que devem se concretizar ainda neste ano. Não podemos perder o contato com eles, pois há muita disponibilidade financeira e interesse em investir. Temos que aproveitar este momento e potencializar as indústrias no Estado”, constatou.

Chineses no RS

Como outro resultado da missão, três grupos empresariais chineses visitarão o Rio Grande do Sul ainda este ano. Um deles representa a estatal ITG Group, de Xiamen, e deve visitar o Estado entre o final de abril e o início de maio. A empresa é dona de 60% da Tianjiao Foods, que negocia a compra da Languiru. “Eles iriam instalar o escritório em São Paulo, mas mudaram de ideia quando apresentei o Estado e mostrei as vantagens estratégicas, como a localização geográfica no Mercosul”, relatou Silva Júnior.

O grupo Huayuan, de Shangai, participa da coordenação do Comitê China Europe Express Transport de trens de carga. Atualmente, eles estão construindo nove rotas ferroviárias internacionais, ligando a China à Europa e passando por 12 países. O grupo deve visitar o Estado entre julho e agosto.

Finalmente, o grupo Xiangyu Logistics Group Corporation e Xiangyu Frozen Food Co. Ltd, de Xiamen, cujo foco é a proteína animal, manifestou interesse em importar produtos do Rio Grande do Sul e consideram a possibilidade de realizar investimento estrangeiro direto em plantas frigoríficas gaúchas, por meio de uma de suas subsidiárias. A delegação do grupo também deve vir ao Estado entre julho e agosto.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE