Santa Catarina
Chuva volumosa e intensa persiste em SC e Defesa Civil faz novo alerta de riscos
A Defesa Civil alerta ainda para o risco moderado a muito alto de alagamentos, deslizamentos, enxurradas e inundações, sendo o Litoral Norte a região com maior criticidade.
Após um final de semana marcado por muita chuva na maior parte do Estado, os primeiros dias desta semana não serão diferentes. Os altos volumes de chuva registrados na última semana alertam para ocorrências de deslizamentos, em especial na região do Litoral Norte de Santa Catarina.
De acordo com a Defesa Civil, nesta segunda-feira (28), a chuva deve ocorrer de forma fraca em pontual na região leste de Santa Catarina. Já no Litoral Norte e Baixo Vale do Itajaí, não se descarta a possibilidade de chuvas fortes no decorrer do dia.
O boletim meteorológico da Epagri/Ciram revela que do Extremo Oeste ao Meio-Oeste, haverá variação de nuvens, com sol e pancadas de chuva isoladas na parte da tarde. Nas demais regiões, céu encoberto com chuva no decorrer do dia, persistente e volumosa, especialmente nas proximidades do Litoral catarinense.
A Defesa Civil alerta ainda para o risco moderado a muito alto de alagamentos, deslizamentos, enxurradas e inundações, sendo o Litoral Norte a região com maior criticidade.
As temperaturas seguem elevadas no Oeste do Estado devido a aberturas de sol. Nas demais regiões a temperatura no decorrer do dia será com pouca variação devido à nebulosidade e à chuva.
Situação preocupante no Norte de Santa Catarina:
Em Guaramirim, no Norte de Santa Catarina, o nível do rio Itapocu está sendo monitorado a todo o momento. A prefeitura do município informa que a condição está associada ao forte volume de chuvas na região.
Outra cidade que registrou volumes muito alto de chuvas foi Benedito Novo, também no Norte do Estado. Na cidade, por volta das 17h15 deste domingo (27), o nível do Rio Benedito era de 5,12 metros. As autoridades pedem que os moradores redobrem a atenção.