Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Divulgação
Cidade

CIRAU apresenta superavit em 2022 e uma economia de mais de R$ 60 milhões aos municípios

Consórcio fecha o ano com todos os 32 municípios da AMAU associados

Maria Lúcia Carraro Smaniotto
por  Maria Lúcia Carraro Smaniotto
20/12/2022 19:43 – atualizado há 1 ano
Continua depois da publicidadePublicidade

O Consórcio Público Intermunicipal da Região do Alto Uruguai (CIRAU) realizou, na manhã desta terça-feira, 20, Assembleia Ordinária para tratar de diversos assuntos, entre eles apresentação dos novos municípios que fazem parte do Consórcio, prestação de contas do exercício de 2022 e aprovação do orçamento para o exercício de 2023. A assembleia foi conduzida pelo presidente do CIRAU, o prefeito de Jacutinga Beto Bordin, e contou com uma presença expressiva de associados, prefeitos ou representantes dos municípios associados, equipe de trabalho e responsáveis pelas áreas contábil e jurídica.

Beto Bordin anunciou os mais novos associados e que agora todos os 32 municípios da Associação de Municípios do Alto Uruguai (AMAU) integram o consórcio, destacando a grande união entre o colegiado de prefeitos, assim como um novo município, Taquaruçu do Sul, que solicitou adesão.

SUPERAVIT

Foi feita a explanação da prestação de contas do Consórcio do exercício de 2022, em que foram apresentados os números, receitas e despesas e o superavit alcançado de mais de R$ 60 milhões, mostrando-se o momento positivo da entidade. “Estamos com tudo em dia e não há restos a pagar”, falou o presidente.

Conforme lembraram vários prefeitos, há seis anos havia um déficit grande e hoje este é o melhor resultado dos últimos anos. Segundo eles, isto é consequência de uma unidade e união entre todos, sendo o Cirau, hoje, uma ferramenta importante e eficiente, com resultados sociais, economia para os municípios e que conta com a chancela do Tribunal de Contas, que reconhece o trabalho sério que vem sendo realizado. Todos destacaram o superavit e valorizaram superação do consórcio neste período.

Outro ponto destacado foram os serviços prestados pelo consórcio em que estão os projetos e programas, seja na área do turismo – sinalização e qualificação -, dos transportes – busca de equipamentos para produção de asfalto - e da iluminação pública, o Procel - Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica – luz de led.

Beto Bordin agradeceu aos prefeitos que continuaram acreditando no consórcio e hoje estão vendo os benefícios e as vantagens econômicas em seus processos de compras coletivas que vão de tubos de concreto, iluminação pública, aquisição de pneus, ar-condicionado, camas hospitalares, equipamentos rodoviários, massa asfáltica, aquisição de veículos e caminhões à material de limpeza, escolar e de expediente, entre outros

Ao finalizar, o presidente agradeceu à AMAU pelo compartilhamento do espaço e à equipe de trabalho que, mesmo enxuta, diariamente cuida dos assuntos da entidade.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE