Agro
Colheita de milho avança no estado do RS
A colheita de milho atingiu 66% da área implantada no Estado
De acordo com o Informativo Conjuntural divulgado pela Emater/RS-Ascar, vinculado à Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural (SDR), a colheita de milho atingiu 66% da área implantada no Estado. Ainda estão em andamento planejamentos de safrinha, com diversas fases de desenvolvimento da cultura.
Na região de Bagé, na Campanha, as culturas de milho em Aceguá se recuperaram bem com as chuvas recentes, especialmente aquelas em fase vegetativa. Os trabalhos de aplicação de herbicidas, inseticidas e adubações estão quase concluídos, exceto em áreas implantadas mais recentemente. No entanto, os trabalhos irrigados em Dom Pedrito e Hulha Negra estão alcançando a fase de maturação, embora o potencial produtivo esteja abaixo do esperado devido ao excesso de chuvas nos primeiros meses e à pressão de doenças.
Em Caxias do Sul, muitos trabalhos de enchimento de grãos e maturação são prejudiciais com doenças, ou que prejudicam significativamente o potencial produtivo nessas áreas. Em contrapartida, as áreas livres de doenças mantêm um bom potencial. Na região de Passo Fundo, 65% da área já foi colhida, enquanto 35% está em fase de maturação. Em Erechim, a colheita avançou para 80% da área, com 20% em fase de maturação, e a expectativa de produtividade média é de 6.000 kg/ha.
Já em Frederico Westphalen, a colheita da safra foi encerrada, com redução na produção em cerca de 40% em relação à expectativa inicial, devido aos preços baixos do grão. Em Ijuí, a colheita foi resultado da umidade causada pelas chuvas, mas as atividades de segundo cultivo retomaram o desenvolvimento, embora a alta incidência de cigarrinha-do-milho exija um controle intensivo.
Na região de Pelotas, como as chuvas recentes beneficiam os cultivos, mas muitos trabalhos não conseguem recuperar totalmente as produtividades devido à fase de granação e enchimento de grãos. Em Santa Maria, o plantio da safrinha foi concluído, e a colheita do milho safra atingiu 10% da área, com boa evolução das lavouras. Em Santa Rosa, as chuvas recentes melhoraram o aspecto das lavouras, mas ainda não é possível determinar as perdas em áreas em estado vegetativo.
Na região de Soledade, 40% das lavouras implantadas entre agosto e setembro já foram colhidas, enquanto as semeadas em períodos intermediários e tardios continuam em desenvolvimento, beneficiadas pelas chuvas. O período seco e as altas temperaturas recentes afetaram algumas atividades na fase de florescimento, podendo resultar em falhas de grãos. O retorno da chuva permitiu a retomada das adubações nitrogenadas em cobertura e dos tratamentos para sentenças.
No que diz respeito às negociações, o valor médio do milho no Estado teve um leve aumento em relação à semana anterior, passando de R$ 52,07 para R$ 52,14 por saca de 60 quilos, conforme levantamento semanal de preços da Emater /RS-Ascar.