Esporte

Com três derrotas em três jogos pelo Brasileirão, Tiago Nunes se fragiliza no comando do Grêmio

Porém, o técnico tricolor tem a seu favor o bom desempenho na Sul-Americana e no Gauchão.

Por Agência Emarket Publicado em 24/06/2021 16:45 - Atualizado em 31/07/2024 09:20

O início do Campeonato Brasileiro se tornou, para os gremistas, um pesadelo que insiste em não acabar. Contra as expectativas, o Grêmio perdeu a terceira partida em três jogos pelo Brasileirão na última quinta-feira (17), contra o Sport, no Recife. O time é o único que ainda não ganhou nenhum ponto nesta edição e, portanto, está em último lugar na tabela.

Pelo visto, o futebol, moderno ou não, está sumindo da Arena do Grêmio – Fonte Wikimedia

A gravidade da situação do Grêmio abre uma série de expectativas e conjecturas para o restante do campeonato. Será que o tricolor vai conseguir reverter o seu desempenho em um grau grande o suficiente para escapar da zona de rebaixamento e buscar objetivos maiores? Aqueles que tiverem seus palpites sobre as próximas partidas podem usar o bet365 código bônus 2021  para fazer suas apostas.

O Grêmio possui o argumento de que, em cinco rodadas, jogou apenas três partidas – as outras duas que o tricolor deveria ter jogado foram adiadas. O problema é que uma delas era contra o Flamengo no Rio de Janeiro, e, na última vez em que o Grêmio enfrentou o Flamengo, perdeu de 5 a 0. O adiamento deu-se porque o rubro-negro tinha vários jogadores convocados pela seleção.

Também foi adidado o jogo Cuiabá x Grêmio, porque o estádio do time mato-grossense ficou danificado em um treino da seleção chilena para a Copa América. Com isso, o time perdeu uma chance de ganhar pontos enfrentando uma equipe de pouca expressão.

Até agora, os resultados do Grêmio no Brasileirão foram derrota de 3 a 2 para o Ceará pela primeira rodada, em Fortaleza; derrota de 1 a 0 para o Atlético-PR pela terceira rodada, em Porto Alegre; derrota de 1 a 0 para o Sport  pela quarta rodada, no Recife, na última quinta-feira (17).

Há ainda a Copa do Brasil, na qual o Grêmio se classificou para a próxima fase com um empate em 0 a 0 com um time muito pouco expressivo, o Brasiliense, na casa do adversário. O tricolor havia vencido o jogo de ida na Arena por 2 a 0.

A situação de Tiago Nunes

O suplício do Grêmio no Brasileirão contrasta com a evolução que a equipe vinha mostrando desde que o técnico Tiago Nunes assumiu o comando, no fim de abril, após o fracasso do tricolor em obter uma vaga na Copa Libertadores. Foi essa derrota que levou à queda de Renato Gaúcho, que ocupava o cargo de técnico desde 2016.

Sob o comando de Tiago Nunes, o Grêmio fez a melhor campanha da fase de grupos da Copa Sul-Americana, com 89% de aproveitamento e com direito a goleadas. Ao mesmo tempo, o clube conquistou o título do Campeonato Gaúcho na final contra o Internacional.

A situação de Tiago Nunes está perigosamente parecida com a de Miguel Ángel Ramírez, o espanhol que deixou o cargo de técnico do Inter no último dia 11 depois de frustrar os torcedores colorados cum uma sequência de maus resultados. Ramírez foi contratado no início de março, e os jogos que provocaram a sua fritura não se concentraram em um período tão curto de tempo como está acontecendo com Nunes.

Em contrapartida, Nunes tem a seu favor a melhora que o Grêmio apresentou no Gauchão e na Sul-Americana. Com Ramírez, em comparação, o Inter não passou por um ciclo de evolução em nenhum momento.

Após a derrota para o Sport, o técnico gremista afirmou sobre o jogo: “Nossa equipe não está tendo evolução e precisa evoluir mais. Precisamos ter mais presença de área e um volume maior, finalizar mais. Temos que melhorar, isso é evidente. Temos jogadores que são muito qualificados para passar por esse processo”.

Sobre a sequência de derrotas no início do Brasileirão, Nunes disse que “é o momento de ter tranquilidade”. “Sabemos que não vivemos um bom momento, oscilamos bastante. Mas há de se ter cuidado. O grupo tem qualidade e estamos focados em melhorar rapidamente. Evoluir tecnicamente e taticamente, também recuperar melhor fisicamente após a oscilação pela Covid e as convocações para voltar ao caminho das vitórias, que é o que mais interessa”, completou o técnico.

Conteúdo relacionado

Termos relacionados