Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Clima

Como será o clima em novembro?

Fenômeno El Niño segue influenciando o clima no Brasil e trará mais um mês com excesso de chuva no Sul do país com enchentes, conforme Metsul.

Metsul
por  Metsul
31/10/2023 10:59 – atualizado há 21 segundos
Continua depois da publicidadePublicidade

Novembro em 20233 será mais um mês sob influência do fenômeno El Niño no Oceano Pacífico, o que vai impactar a chuva e a temperatura mais uma vez no território brasileiro. O mês é o último da primavera meteorológica, o trimestre setembro a novembro, assim já estão presentes alguma características de verão. Confira a previsão da Metsul.

Notadamente, há aumento da chuva no Brasil Central e uma elevação da temperatura no Sul do país à medida que se aproxima a estação quente do ano. No Centro-Oeste e no Sudeste, com o fim da temporada seca, ar tropical quente e úmido faz com que as pancadas de chuva e os temporais isolados se tornem mais frequentes.

No Sul do Brasil, por sua vez, novembro é o mês mais quente do trimestre de primavera e as temperaturas costumam, na média histórica, serem muito mais elevadas que no início da estação, em setembro, quando as características ainda são parecidas com as do inverno meteorológico.

O fenômeno El Niño segue se fortalecendo no Pacífico e está no limite de moderada a forte intensidade.A tendência é de o fenômeno El Niño seguir influenciando o clima em novembro e com perspectiva de as águas aquecerem ainda mais na porção Centro-Leste do Pacífico com a intensificação do fenômeno. O evento de El Niño vai estar perto do pico de intensidade, que deve ocorrer entre dezembro e janeiro.

Chuva em novembro

O El Niño trará outro mês de chuva excessiva em muitas áreas do Sul do Brasil e, mais uma vez, com cheias de diferentes rios e enchentes. A previsão da MetSul Meteorologia indica chuva acima a muito acima da média em grande parte da Região Sul, dando prosseguimento ao padrão que se observa desde o inverno com a instalação do El Niño. 

Os maiores acumulados de chuva vão se dar na Metade Norte gaúcha, Santa Catarina e o Paraná, com marcas de 300 mm a 500 mm em diversas localidades, isoladamente até superiores, assim favorecendo cheias de rios e novas enchentes. Já o Sul gaúcho vai observar um aumento da precipitação em relação ao mês de outubro, porém sem os extremos observados em setembro.

Os mapas acima mostram a tendência de anomalia de chuva (desvio da média) para as quatro semanas de novembro, de acordo com o modelo meteorológico europeu, em que se observa a perspectiva de chuva acima da média na maior parte da Região Sul e com excessos em algumas áreas. 

Divulgação CBMRS

No Centro-Oeste e no Sudeste, uma vez que se trata de novembro e a estação seca chegou ao fim, espera-se um aumento da frequência e dos volumes de chuva na maioria das localidades das duas regiões, mas, no geral, as precipitações estarão abaixo da média.

Maior frequência de chuva e com a atmosfera mais aquecida, à medida que o verão vai ficando mais próximo, significa também que os temporais tendem a aumentar entre o Centro e o Sul do Brasil. São ocorrências associadas ao tempo quente e úmido, na maior parte dos casos, e se dão principalmente da tarde para a noite. 

Ciclones extratropicais ocorrem em todos os meses do ano no Atlântico Sul, mesmo durante o verão, com maior frequência entre os meses de outono e da primavera. Uma vez que os modelos indicam sinal de temperatura acima da média no Brasil e abaixo da média do Centro para o Sul da Argentina, a MetSul avalia que há um maior risco de ciclones em novembro nas latitudes médias do continente, podendo ser até intensos.

Temperatura em novembro

Novembro será outro mês de temperatura acima a muito acima da média na maior parte do território brasileiro com marcas muito altas e alguns dias de calor excessivo mais ao Centro do país. Há, contudo, uma tendência de repetição do padrão de temperatura observado em outubro. 

O Sul do Brasil, em particular o Rio Grande do Sul e Santa Catarina, por chuva frequente e a atuação de massas de ar frio nas latitudes médias, não devem ter desvios positivos de temperatura expressivos como o restante do país. Ao contrário, e em especial no estado gaúcho, é possível que algumas áreas tenham temperatura abaixo da média.

Novembro tende a ter menos dias de calor que o habitual e mais dias agradáveis que o normalmente observado no estado gaúcho, em particular em cidades do Sul e do Leste do estado. Haverá algumas poucas noites frias para esta época do ano. Embora este cenário, podem ocorrer alguns dias de forte a intenso calor no Sul do Brasil. 

No Centro-Oeste e no Sudeste, predominará na maioria das áreas mais um mês de muito calor. A tendência de chover abaixo da média na maior parte das duas regiões cria uma condição propícia para temperatura mais alta e um maior número de dias quentes. As condições seguem, assim, favoráveis ao registro de eventos extremos de temperatura alta com máximas muito acima dos padrões históricos.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE