Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Economia

Conab realiza o levantamento de dados e informações da safra de grãos no RS

Técnicos da Conab a coleta de dados, até o dia 26 de novembro, remotamente, com apoio da rede de informantes em todos os municípios produtores.

Assessoria CONAB
por  Assessoria CONAB
23/11/2021 17:47 – atualizado há 2 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

Os trabalhos de pesquisa para o 3º Levantamento da Safra de Grãos 2021/22 já começaram no Rio Grande do Sul. Técnicos da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) realizam nesta semana a coleta de dados, até o dia 26 de novembro, remotamente, com apoio da rede de informantes em todos os municípios produtores.

A Conab conta com aproximadamente 50 informantes em todas as mesorregiões do estado, incluindo instituições tais como Emater, Irga, Cooperativas, Escritórios de Planejamento e também agentes financeiros. Neste levantamento, serão avaliadas as culturas de inverno e de 1ª safra. Os dados são coletados e consolidados de forma regionalizada em quatro roteiros, por meio de 175 questionários que representam as principais regiões produtoras gaúchas.

As culturas pesquisadas são trigo, aveia, cevada e canola (inverno) e soja, arroz e milho (1ª safra). Serão coletadas informações referentes ao percentual semeado e colhido, estádios das culturas, tipos de sementes, ciclo das cultivares, tecnologia empregada, calendário agrícola e qualidade das lavouras entre outras.

“Neste estudo devemos analisar os efeitos adversos do clima nas culturas”, explica o superintendente regional substituto da Conab no Rio Grande do Sul, José Ramão Kuhn Bicca. “Neste momento específico a preocupação é com a estiagem em importantes regiões produtoras de milho, que está em floração, uma fase crítica do seu desenvolvimento. Para o trigo, que está em fase de colheita, será avaliado também se há impacto de doenças no final de ciclo.”

Além das informações sobre a produção de grãos, a Conab coletará também informações de crédito (investimento e custeio) e de comercialização das culturas.

Os resultados da safra de grãos do Rio Grande do Sul serão divulgados no dia 9 de dezembro, no portal da Conab, com o 3º Levantamento da Safra de Grãos 2021/2022 em todo o país.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE