Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Santa Catarina

Concórdia tem quase 80mm de chuva em menos de 24 horas

No Sul de SC começam os casos de deslizamentos, cheias nos rios e alagamentos.

Rádio Rural
por  Rádio Rural
03/05/2022 14:35 – atualizado há 2 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

O grande volume de chuva previsto por meteorologistas para este início de semana se confirmou em todo o estado de Santa Catarina, bem como na região de Concórdia. No município, foram registrados, em média, quase 80 milímetros de chuva, conforme dados da Epagri Ciram.

Esta quantidade foi registrada no período de segunda para terça-feira, em menos de 24 horas. Os dados variam de acordo com o local em que o órgão estadual faz a coleta de informações. Em um ponto central de Concórdia, a Epagri/Ciram apontou até 85 milímetros em menos de um dia.

Já ampliando o período de tempo, a quantidade de chuva ultrapassou os 100 milímetros em Concórdia. De acordo com relatório do órgão estadual, do fim de semana até o início desta manhã de terça-feira, o município anotou 110 milímetros no centro da cidade. Essa quantidade é mais da metade prevista para um mês todo.

No Sul de SC

O volume intenso de chuvas registado nas últimas horas em Santa Catarina, principalmente no Sul do Estado, tem deixado diversos municípios da região em situação de alerta, sobretudo com a elevação do nível de rios, e provocado também uma série de estragos.

Em Orleans, por exemplo, houve na manhã desta terça-feira (3) um deslizamento de terra na escola estadual Costa Carneiro. A unidade teve as aulas suspensas e a Defesa Civil Municipal e Estadual atuam no local. 

Um outro deslizamento de terra nos fundos de um imóvel foi registrado nesta manhã em Urussanga. Segundo o Corpo de Bombeiros, no local havia uma casa germinada e grandes chances de novos deslizamentos por conta da água represada no muro e as chuvas constantes. A área foi isolada e os moradores orientados a se retirarem.

Além de deslizamentos, a região Sul do Estado contabiliza diversos pontos de alagamentos. Em Forquilhinha, por exemplo, algumas ruas, localizadas nos bairros Cidade Alta, Nova York, Santa Libera e São Pedro, foram tomadas pela água.

Pontos de alagamento também são registrados no bairro Sangão, em Criciúma, e nas comunidades da Linha Anta e Frasson, em Içara. A administração municipal da cidade também se prepara para acolher no CEU (Centro de Artes e Esportes Unificados) possíveis famílias desabrigadas no Loteamento Vila Nova II, Rio dos Anjos e Linha Frasson.

A forte chuva da madrugada também causou quedas de barreira na Serra do Rio do Rastro, em Lauro Muller. No local, duas foram removidas pela guarnição da Polícia Militar Rodoviária, e outras duas ainda seguem interditando meia pista da via nos dois pontos.

Fotos: PMRv

Ciclone causa ondas de até 4 metros em SC e gera alerta de ressaca

O ciclone extratropical que está em formação nas proximidades da costa de Santa Catarina deixa o mar agitado no litoral do Estado entre esta terça-feira (3) e a manhã da próxima sexta (6). Um alerta meteorológico emitido pela Epagri/Ciram indica ondas entre 3 e 4 metros durante este período.

O fenômeno é provocado pelo vento persistente e forte de sudeste e leste, com rajadas de 60 km/h a 90 km/h. Durante esse período, o pedido dos órgãos estaduais é para a suspensão da navegação com pequenas e médias embarcações por conta do risco de naufrágio.

Há, ainda, a possibilidade de ressaca nas áreas costeiras.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE