Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Cidade

Concurso de cucas de Três Arroios teve grande adesão

O concurso aconteceu na sexta-feira (19/11), na Casa da Cultura, com 32 participantes que produziram cucas e concorrem nas categorias tradicionais batida e sovada.

Terezinha Mariza Vilk
por  Terezinha Mariza Vilk
23/11/2021 15:41 – atualizado há 2 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

Visando resgatar a cultura local e valorizar as receitas de família, que são passadas de geração a geração, a fim de valorizar a identidade cultural local, fortalecendo ações com vistas ao turismo gastronômico, a Prefeitura de Três Arroios e a Emater/RS-Ascar, vinculada à Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), através do Escritório Municipal, promoveram o 1º Concurso Três Arroios – Minha Cuca Preferida.

O concurso aconteceu na sexta-feira (19/11), na Casa da Cultura, com 32 participantes que produziram cucas e concorrem nas categorias tradicionais batida e sovada.

O grupo de avalição foi recebido pela comissão organizadora, que expôs o objetivo do concurso, de resgate cultural das receitas. Os jurados recebiam informações sobre as receitas de cada cuca avaliada. Na avalição foram observados itens como aparência, massa/sabor, massa/textura, recheio (sabor e textura), cobertura, equilíbrio entre sabores e resgate caseiro. A comissão avaliadora foi integrada pelo prefeito, Carlos Burille, Nadia da Rosa (extensionista rural social da Emater/RS-Ascar), ex-primeira-dama de Aratiba Rosangela Poletto, Euzebio Gasparin e Tuan Viana (empresa Roseflor), Marli Trentin (Cantina Trentin), Gertrude Giacomini (92 anos e conhecida no município como Tuti) e Ariovaldo Nestor Schafer (moradoredores de Três Arroios).

Comissão avaliadora

A Comissão organizadora contou com a participação de Adriana Drescher e Sandra Leichtweis (representes do Escritório Municipal da Emater/RS-Ascar em Três Arroios), Ana Zarichta e Fabiola Pezenatto (representantes da Secretaria Municipal de Turismo) e Sirlei Gazoni (representando a Secretaria Municipal de Educação).

Comissão organizadora

“O objetivo é resgatar as receitas das famílias. Está se perdendo este conhecimento”, reforçou a extensionista Sandra Leichtweis. Ela agradeceu as produtoras que aceitaram o desafio de participarem. “O fato de vocês terem aceitado o desafio de participarem do concurso nos motiva a seguir com este evento e já gerou interesse de outros municípios em promover o concurso e estão buscando informações sobre o regulamento”, contou a extensionista.

A extensionista Nádia da Rosa destacou a importância do resgate das receitas, da parceria entre Emater/RS-Ascar e a Prefeitura e parabenizou a todos pela organização do evento.

Prefeito participou da comissão de avaliação.

O prefeito agradeceu e parabenizou a comissão organizadora, a comissão julgadora, as participantes e o patrocínio da empresa Roseflor. “Vencemos este desafio com um grande número de participantes e estão todos de parabéns”, destacou. Otimista com o sucesso do evento, o prefeito anunciou a realização da 2ª edição do concurso para o próximo ano. Todas as cucas estavam deliciosas. É até difícil para comissão julgadora escolher as melhores, complementou.

A programação encerrou com a degustação das cucas pelas participantes e pelas comissões organizadora e julgadora. O evento seguiu os protocolos sanitários de prevenção à Covid-19. Todas as receitas inscritas farão parte de uma coletânea de receitas e os três primeiros lugares receberam premiação.

Vencedoras

Cucas Batida

1º lugar - Lenir Maria Goetter

2º lugar - Juliane Robacher

3º lugar - Catarina Debastiani Drescher

Cucas Sovada

1º lugar - Norma Inês Pezenatto

2º lugar - Viviane Katia Debastiani

3º lugar - Veraci Petrtuzatti Debastiani


PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE