Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Ascom Erechim
Saúde

Confirmado em Erechim o primeiro caso de Varíola dos Macacos

O paciente é morador de Campinas do Sul e segundo a equipe médica está em isolamento em casa.

Redação Prefeitura de Erechim
por  Redação Prefeitura de Erechim
11/08/2022 17:09 – atualizado há 1 ano
Continua depois da publicidadePublicidade

O Núcleo Hospitalar de Vigilância Epidemiológica da Fundação Hospitalar Santa Terezinha de Erechim (FHSTE), confirmou na tarde desta quinta-feira (11) um caso de Monkeypox, conhecida como Varíola do Macaco em um paciente que esteve hospitalizado na Casa de Saúde e realizou a coleta para confirmação laboratorial.

Em nota a prefeitura informou que o caso foi confirmado através de diagnóstico laboratorial pelo LACEN. 

O paciente é morador de Campinas do Sul e segundo a equipe médica está em isolamento intradomiciliar em casa, conforme as normas recomendadas pelo Ministério da Saúde. 

Em nota o Hospital Santa Terezinha esclarece ainda, que a população deve se manter atenta aos sinais e sintomas da doença: febre, dor de cabeça, dores musculares, dores nas costas, calafrios, cansaço e lesões de pele. 

A transmissão ocorre pelo contato com secreções respiratórias/fluidos corporais, lesões de pele de pessoas infectadas ou objetos recentemente contaminados. 

Assim como toda doença, a Monkeypox requer cuidados nos hábitos de higiene, como lavar as mãos com frequência ou utilizar álcool em gel.

A Casa de Saúde reforça que todas as medidas de isolamento intrahospitalar, prevenção e controle foram realizadas pela equipe multiprofissional da instituição ao se caracterizar o caso como suspeito. 

Diante da confirmação, as pessoas que tiveram contato desprotegido com o paciente irão ser monitoradas quanto a existência de sinais e sintomas da doença.

O Núcleo Hospitalar de Vigilância Epidemiológica da Instituição realizou uma série de treinamentos com o tema “Orientações para a Vigilância Epidemiológica da Monkeypox”, portanto, a equipe está capacitada e orientada quanto ao autocuidado profissional e atendimento/cuidado ao paciente.

A FHSTE informou que está acompanhando as informações técnicas e protocolos que vem sendo enviados pelo Ministério da Saúde. 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE