Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Divulgação
Cidade

Conselho se reúne para definir estratégias de implantação do Plano de Mobilidade

Plano prevê 94 ações dentro de 10 diretrizes que serão trabalhadas no curto, médio e longo prazo

Assessoria Prefeitura de Erechim
por  Assessoria Prefeitura de Erechim
14/07/2023 16:27 – atualizado há 35 segundos
Continua depois da publicidadePublicidade

O Conselho Municipal de Mobilidade Humana Sustentável da Prefeitura de Erechim se reuniu, na manhã de sexta-feira (14), para definir o presidente, vice e secretários do conselho, que irão fiscalizar e acompanhar o andamento do Plano de Mobilidade Urbana Sustentável. Na ocasião, ficou definida a presidência do conselho, que será feita pelo secretário de Planejamento, Paulo Jeremias dos Santos, a vice-presidência, Gilson Francisco Paz Soares (URI), e a secretária, Thaina Puhl (IAB).

Além destes, fazem parte do Conselho Municipal de Mobilidade Humana Sustentável de Erechim a arquiteta da prefeitura, Cristina Roman; representante da Secretaria de Meio Ambiente, Tacimara Gattelli; Instituto de Planejamento Urbano e Ambiental Sustentável de Erechim (IPUAE), Renan Nilsson Muller; coordenador da Coordenadoria de Segurança Pública e Proteção Social, Décio Vicelli. E, representando as entidades da sociedade civil estão Evandro Luis Fhynbeen (CODER); Imanuele Menegatti (Associação Pé no Pedal); Rodrigo Ferrarese (CREA); e, Pedro Eugênio Gomes Boehl (UFFS).

O secretário de Gestão e Governança, Edgar Marmentini, disse que o momento é para se apropriar das informações e entender o Plano de Mobilidade.

O secretário de Planejamento, Paulo Jeremias dos Santos, pontuou algumas questões que já podem ser analisadas e implantadas num curto espaço de tempo.

Na reunião, os integrantes do conselho falaram sobre acessibilidade das calçadas, projetos que estão em andamento, as paradas de ônibus, rebaixamento do meio-fio, que precisa seguir critérios e normas para ser realizado, fortalecer a cultura de conscientização em escolas, pequenas mudanças culturais, envolver a comunidade dentro do plano, mudança de mentalidade, novo patamar, fazer a população abraçar as ideias, ampliar a divulgação, comunicação de cartilhas, serviços, obras, fazer novas audiências para mostrar o que está sendo feito.

O plano tem 10 diretrizes, são elas: 

1) segurança e circulação viária; 

2) gestão democrática; 

3) acessibilidade universal, PcD e inclusão; 

4) ciclo ativos e transporte não motorizado; 

5) transporte público, coletivo e outros; 

6) integração dos modos públicos e privados; 

7) polos geradores de viagem e transporte de cargas; 

8) áreas e horários de acesso e circulação restrita e controlada, estacionamentos; 

9) instrumentos de financiamentos do transporte coletivo e da infraestrutura; 

10) inovação.



PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE