Esporte
Copa do Mundo: confira os jogos das oitavas de final neste fim de semana
A arrancada das oitavas de final da Copa do Mundo terá duas camisas de tradição enfrentando duas equipes que tentam se firmar entre os mundialistas.
A arrancada das oitavas de final da Copa do Mundo terá duas camisas de tradição enfrentando duas equipes que tentam se firmar entre os mundialistas. A Holanda enfrenta os Estados Unidos às 12h, enquanto a Argentina tenta apontar de vez para uma campanha finalista contra a Austrália, às 16h. Domingo será a vez de outras duas campeãs mundiais, França e Inglaterra, decidirem a vida contra as perigosas Polônia e Senegal.
O primeiro confronto do sábado terá a eterna busca da Laranja Mecânica pelo título dando mais um passo com a liderança do seu artilheiro revelação Cody Gakpo. Sem convencer, o time dos países baixos encerrou como líder de um grupo relativamente fraco, com vitórias magras sobre Senegal e Catar; além de sofrer muito num empate com o Equador.
Já os norte-americanos buscam na qualidade de Christian Pulisic um norte para encarar seu grande desafio e desencantar. Ficaram invictos na primeira fase, mas demoraram a engrenar. O avanço foi com drama, ao vencer o Irã na última rodada e ficar de coadjuvante para a Inglaterra.
A maior parte dos olhares estará no confronto da armada de Lionel Messi às 16h. Depois do susto na abertura, os argentinos mostraram consistência e convicção para vencerem México e Polônia rumo à liderança. Messi voltou a comandar o setor ofensivo com toda a sua qualidade.
Do outro lado, os australianos chegam como franco atiradores. Sem ter maiores aspirações de grandeza, o papel serve muito bem e inspira perigo. Foi assim que os "Cangurus" venceram Tunísia e Dinamarca para figurarem nas oitavas com nomes como o atacante Duke e o goleiro Ryan.
O domingo começa com a França, às 12h, ainda tentando se recuperar de desfalques e buscando mostrar força contra a Polônia. Os Bleus de Mbappe e Griezmann são favoritos, mesmo com uma primeira fase que contou com tropeço para lá de esquisito diante da Tunísia.
A Polônia, por sua vez, mostrou poucos recursos na primeira fase. Ela é toda Lewandowski e foi com ele que conseguiu os quatro pontos para avançar raspando. Mas como tirar do páreo a seleção que tem o melhor atacante do mundo?
O fim de semana se encerra às 16h com a Inglaterra querendo provar que dessa vez a taça "está voltando para casa". As armadilhas sempre parecem pegar os ingleses desprevenidos no mata-mata, mas o time liderado por Kane parece mais maduro para avançar.
O Senegal, por sua vez, surpreendeu o Equador no grupo e desponta como mais um inimigo forte no caminho das seleções consagradas. Mesmo sem Mané, os africanos anotaram cinco gols num time participativo, em que cinco jogadores deixaram sua marca sob a liderança do marcador incansável, Koulibaly.