Segurança
Creche de Saudades retoma atividades nesta segunda-feira, vinte dias após ataque
No dia 4 de maio deste ano, duas educadoras e três crianças menores de dois anos foram assassinadas no local.
Exatamente 20 dias após ser palco de uma chacina, a creche Aquarela retoma as aulas presenciais nesta segunda-feira, dia 24, em Saudades. No dia 4 de maio deste ano, duas educadoras e três crianças menores de dois anos foram assassinadas no local. Fabiano Kipper Mai, de 18 anos, está preso por cometer o crime.
Uma nota oficial (leia na íntegra mais abaixo) informando a retomada das aulas presenciais foi publicada pela Prefeitura de Saudades no site do município. O texto destaca o desafio de retornar à rotina. “É grande e difícil de contornar, mas o povo Saudadense mais uma vez mostrou sua força, sua garra e sua solidariedade. Juntos somos fortes”.
O Ministério Público concluiu na última sexta-feira, dia 21, a ação penal contra Fabiano Kipper Mai, responsável pela chacina. Ele foi denunciado por 5 homicídios consumados e 14 tentados, todos triplamente qualificados. “[As] crianças estavam no horário de repouso, na hora do soninho delas. Foram golpeadas em várias regiões do corpo, e inclusive nas costas”, revelou o promotor responsável pelo caso, Douglas Dellazari.
O autor matou os bebês Ana Bella Fernandes de Barros, de 1 ano e 8 meses, Sarah Luiza Mahle Sehn, de 1 ano e 7 meses, e Murilo Massing, de 1 ano e 9 meses. Também foram assassinadas a professora Keli Adriane Aniecevski, de 30 anos, e a agente educacional Mirla Renner, de 20. Fabiano tentou suicídio depois dos homicídios.
“A comunidade e as autoridades uniram as forças para reestruturar, embelezar e melhorar nosso CEI Aquarela, proporcionando maior segurança através de sistemas modernos de monitoramento à entrada no ambiente escolar, bem como a contratação dos serviços de vigilância com profissionais altamente qualificados e treinados para fazer a segurança no local”, aponta ainda a nota do município.
Fabiano ficou internado por alguns dias após a chacina. Ele recebeu alta na manhã do dia 12 de maio do Hospital Regional do Oeste (HRO), em Chapecó. O jovem saiu da unidade direto para a prisão, no mesmo município, onde continuará preso preventivamente, aguardando julgamento.
Leia a nota oficial
Queridos Pais da Família “AQUARELA”
É preciso toda uma aldeia para educar uma criança. O desafio nesse momento em que todos estão profundamente feridos e consternados pelo fato ocorrido no Aquarela é grande e difícil de contornar, mas o povo Saudadense mais uma vez mostrou sua força, sua garra e sua solidariedade. Juntos somos fortes.
E é nesse sentido que a comunidade e as autoridades uniram as forças para reestruturar, embelezar e melhorar nosso CEI Aquarela, proporcionando maior segurança através de sistemas modernos de monitoramento à entrada no ambiente escolar, bem como a contratação dos serviços de vigilância com profissionais altamente qualificados e treinados para fazer a segurança no local.
A Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Educação junto com o Grupo de Profissionais do Pró-infância Aquarela estará voltando com suas atividades a partir do dia 24 de maio (segunda-feira), no horário de atendimento na qual a criança está matriculada, prontos para acolher todas as crianças matriculadas.
Só podemos alcançar o impossível se acreditarmos no possível. Nossas crianças merecem "SER CRIANÇAS" nas interações com o outro e com o meio.