Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Divulgação
Cidade

Curso de Nutrição da URI inicia projeto de acompanhamento nutricional à população

Somente em 2020, 145 pacientes foram atendidos no Ambulatório de Especialidades em Nutrição, sendo realizadas 82 primeiras consultas e mais 197 reconsultas.

Secom URI
por  Secom URI
27/04/2021 21:54 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

O Curso de Nutrição da URI está começando a desenvolver o projeto de Ação Social de Acompanhamento Nutricional deste ano, realizado junto ao Ambulatório de Especialidades em Nutrição, localizado no URICEPP (Centro de Estágios e Práticas Profissionais).

Segundo a coordenadora do Curso e do projeto, professora Vivian P. S. Zanardo, “o Ambulatório de Especialidades em Nutrição tem como objetivo realizar o acompanhamento nutricional tendo como foco a prevenção, manutenção e promoção da saúde e qualidade de vida e será realizado por acadêmicos supervisionados pelos professores nutricionistas”.

O projeto é desenvolvido em parceria com o Curso de Farmácia onde os pacientes realizam exames laboratoriais gratuitos que auxiliam no diagnóstico nutricional e no seu acompanhamento, visando o atendimento nutricional clínico em benefício da comunidade carente.

Somente em 2020, 145 pacientes foram atendidos no Ambulatório de Especialidades em Nutrição, sendo realizadas 82 primeiras consultas e mais 197 reconsultas. Nesse período, a faixa etária dos pacientes atendidos variou de 6 a 70 anos, atendendo diversas patologias como HAS, Dislipidemia, DM, entre outras.

A coordenadora do Curso destaca que o desenvolvimento humano está diretamente relacionado com o adequado estado nutricional. A OMS (Organização Mundial da Saúde) recomenda que, para obter saúde, são necessárias mudanças no estilo de vida, como alimentação saudável, prática de exercícios físicos e redução do tabagismo. A alimentação e a nutrição são aspectos da existência integral que merecem cuidados especiais e individualizados, segundo a professora Vivian. “A boa nutrição é base para uma saúde adequada e diferentes fases fisiológicas do desenvolvimento, como infância, adolescência, gestação e terceira idade, e também a fase adulta, requerem atenção nutricional para permitir o adequado desenvolvimento e manutenção das necessidades corporais e consequentemente adequado estado nutricional. Hábitos alimentares saudáveis, incentivados na infância, permitirão a diminuição de incidência de patologias próprias da idade, como desnutrição e anemias, e doenças crônicas em todas as idades”, conclui.

O atendimento nutricional será gratuito, das 8h às 11h30min, e pode ser agendado pelo telefone 3520-9000, ramal 9308. Ele é destinado à comunidade acadêmica, familiares e comunidade em geral.


PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE