Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Rio Grande do Sul

Curva de casos ativos altera seu curso no Alto Uruguai Gaúcho

Após 18 avaliações consecutivas os indicadores regionais apontaram para uma diminuição do número de casos ativos, numa demonstração que as ações e estratégias produziram seus resultados.

Leonardo Bortolotto/Assessoria
por  Leonardo Bortolotto/Assessoria
14/01/2021 16:03 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

Comitê Regional de Atenção ao Coronavírus da AMAU - Associação de Municípios do Alto Uruguai, vem monitorando de forma permanente a evolução dos casos ativos de Covid, no âmbito da R16.

Segundo os dados da Plataforma Regional de Monitoramento (PRM) no dia 27/11 a região apresentou o maior número de casos ativos de contaminação pelo novo coronavírus, com 1.081 casos contabilizados. Mediante uma série de ações de prevenção, enfrentamento e de sensibilização e conscientização da população a curva de casos ativos tomou um desenho descendente, chegando em 11/01 a 200 casos ativos.

Após 18 avaliações consecutivas os indicadores regionais apontaram para uma diminuição do número de casos ativos, numa demonstração que as ações e estratégias produziram seus resultados.

Ontem, 13, o boletim regional estratificou uma mudança no desenho da curva epidemiológica dos casos ativos, passando de 200 para 279, num aumento aproximado de 39%.

Estamos sentindo, provavelmente, os primeiros reflexos dos feriados de final de ano, haja visto que a curva ganhou outro contorno após várias avaliações. “Necessitamos monitorar com muita precisão a evolução do cenário regional, para verificar se o aumento é pontual ou o desenho ascendente vai se manter por um período”, pontua Jackson Arpini, integrante do comitê regional.

Apesar do aumento dos casos ativos a R16 ainda apresenta bons indicadores das taxas de ocupação dos leitos hospitalares, tanto de UTI como leitos clínicos. Atualmente, segundo o último boletim regional, 13/01, as taxas de ocupação estão na ordem de 39,13% para UTI, e 8,51 para leitos clínicos.

Precisamos estar atentos para o momento, para não perder o que conquistamos regionalmente. “Estamos próximos da imunização e nesse período que antecede a campanha nacional as ações de prevenção são fundamentais e decisivas para os indicadores da Covid”.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE