Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Cidade

DetranRS aguarda notificação de órgãos federais para retomada da impressão de documentos

No Rio Grande do Sul, a mudança já havia sido alvo de polêmica em razão do valor cobrado dos motoristas.

O Sul
por  O Sul
09/02/2021 14:32 – atualizado há 2 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

O DetranRS (Departamento de Trânsito do Rio Grande do Sul) ainda não definiu a data para a retomada da impressão do CRLV (Certificado de Registro de Licenciamento). A resolução que impedia a emissão do documento físico no Brasil foi suspensa pelo Contran (Conselho Nacional de Trânsito) nesta terça-feira (09).

A portaria do Contran, que consta no Diário Oficial da União, atende a uma liminar concedida pela desembargadora federal Marga Inge Barth Tessler, do TRF-4 (Tribunal Regional Federal da 4ª Região). A decisão leva em conta a exclusão digital de 46 milhões de brasileiros, e foi movida por quatro entidades do setor.

Foto: EBC

Uma delas, o CFDD/BR (Conselho Federal dos Despachantes Documentalistas do Brasil), alega que a obrigatoriedade de digitalização do CRLV contraria a lei 14.071/2020, assinada pelo presidente Jair Bolsonaro. O texto, publicado em outubro, assegura o direito de escolha do formato pelos motoristas.

Com isso, todos os órgãos de trânsito estaduais devem voltar a imprimir o licenciamento nos próximos dias. No Rio Grande do Sul, a mudança já havia sido alvo de polêmica em razão do valor cobrado dos motoristas, que não foi reduzido mesmo com a economia gerada pela imposição do trâmite virtual.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE