Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Agro

Dia de Campo em Barra do Rio Azul discute preservação ambiental e desenvolvimento socioeconômico

Mais de 200 produtores participaram do encontro que também discutiu a aplicação das normas previstas pelo Código Florestal nas pequenas propriedades.

Assessoria Emater/Redação AU
por  Assessoria Emater/Redação AU
17/08/2023 20:23 – atualizado há 33 segundos
Continua depois da publicidadePublicidade

O Dia de Campo em Barra do Rio Azul, promovido pela Emater/RS-Ascar e Prefeitura com apoio do Sicredi e Cresol, teve como temas a preservação ambiental e o desenvolvimento socioeconômico da propriedade do produtor Dolcimar Orso e família, reunindo 210 pessoas.

Divulgação/Emater

Dolcimar, Maritania, Jair Zorzanello e Leia Hausen receberam os participantes no Dia de Campo em Barra do Rio Azul e conduziram orientações técnicas em quatro estações, abordando temas como Manejo dos solos e água, Preservação ambiental da mata ciliar, Pastagens Perene e Cereais de Inverno na alimentação das vacas leiteiras e Organização da propriedade rural como um modo de vida. Foram destacadas práticas de conservação do solo e importância da pastagem e suplementação para a produção leiteira. Na parte ambiental, as orientações também foram voltadas para a legislação ambiental, como exigências do Código Florestal, principalmente para as pequenas propriedades.

Na área de organização da propriedade, foi ressaltada a importância não apenas do embelezamento e ajardinamento, mas também dos cuidados com todas as instalações e espaços que contribuem para a qualidade de vida. Além disso, foi destacado o projeto da Emater/RS-Ascar para implantação de jardins nas propriedades. No Dia de Campo, uma área demonstrativa de pastagens foi criada para fornecer orientações nesse aspecto. Na propriedade da família, com área de 25 hectares, as atividades são voltadas para atividade leiteira, com 22 vacas matrizes, sendo 18 em produção, totalizando uma produção média de 12.500 litros/leite/mês, além de lavouras de milho e soja. Também conta com área de mata preservada.

O prefeito reconheceu o trabalho essencial da Emater/RS-Ascar no município e região, parabenizando todos os envolvidos e as entidades parceiras. Destacou também a relevância da atividade leiteira no município. Tonello e o extensionista Jair Zorzanello expressaram gratidão à família anfitriã, às famílias rurais, Prefeitura, Sicredi, Cresol e demais parceiros pela organização do evento. Salientaram a importância do Dia de Campo e outras ações para transmitir orientações e tecnologias como multiplicadores de conhecimento. Outras lideranças e parceiros também enfatizaram a importância do evento.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE