Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Cidade

Dia Mundial do Rim faz alerta sobre Doença Renal Crônica

O Dia Mundial do Rim, que será celebrado nesta quinta-feira, 11 de março, terá uma extensa programação em todo o País. Em Erechim também acontecerão diversas ações.

Salus Loch
por  Salus Loch
10/03/2021 13:34 – atualizado há 2 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

O Dia Mundial do Rim, que será celebrado nesta quinta-feira, 11 de março, terá uma extensa programação em todo o País. A agenda oficial da campanha contará, por exemplo, com a iluminação do Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, e do Elevador Carlos Lacerda, na Bahia. Em Erechim, diversos pontos da cidade receberão iluminação nas cores azul e vermelho para lembrar a data. Camisetas, folders, cartazes, publicações em meios de comunicação e entrevistas também são previstas.

Conforme o médico nefrologista, Paulo Dall’Agnol, membro da Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN), o objetivo da campanha deste ano é aumentar a conscientização da população sobre os sintomas da Doença Renal Crônica (DRC). A DRC, explica o médico, se caracteriza por lesão nos rins que se mantém por três meses ou mais, com diversas consequências. “Em geral, nos estágios iniciais, a DRC é silenciosa. Por isso, o diagnóstico pode ocorrer tardiamente, quando o funcionamento dos rins já está bastante comprometido. Dessa forma, é fundamental a prevenção e o diagnóstico precoce da doença, com exames de baixo custo, como a creatinina no sangue e o exame de urina simples”, pontua Dall´Agnol, que completa observando que é possível viver bem com a doença, fazendo com que o paciente se sinta apoiado.

Saiba mais

# Atividades de videoaulas e podcasts estão sendo promovidas durante toda a Semana da Nefrologia (de 8 a 13 de março) com variados temas.

# No Dia Mundial do Rim, no ano passado, 710 atividades foram cadastradas em todo o país. Em 2021, a meta da SBN é ultrapassar esse número.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE