Cidade
Digitalização dos serviços públicos avança e se estrutura para trabalhar com área da saúde
Pelo terceiro mês consecutivo, a abertura de processos digitais supera os físicos.
Os integrantes do Comitê Permanente de Simplificação e Desburocratização da Prefeitura de Erechim se reuniram, no Salão Nobre, na manhã desta terça-feira (4), para avaliar o andamento do processo de transformação digital, nas 12 secretarias da administração pública municipal, bem como, identificar e resolver os obstáculos, propondo soluções. Pelo terceiro mês consecutivo, a abertura de processos digitais supera os físicos.
Projeto-piloto da Saúde
O secretário de Gestão e Governança e coordenador do Comitê Permanente de Simplificação e Desburocratização, Edgar Marmentini, afirma que o próximo grande passo será a implantação do Módulo Saúde, que envolve uma base gigantesca de dados, área altamente complexa, com milhares de atendimentos por dia. “Vamos iniciar com um projeto-piloto, para testar, avaliar, analisar, qualificar os servidores, e depois implantar definitivamente nas 14 UBS do município e na Unidade Municipal em Referência em Saúde (antiga UPA)”, afirma.
“A transformação digital dos serviços públicos de Erechim veio para fazer a diferença na vida das pessoas. Mas o processo é muito complexo, exige mudança de cultura, comportamento. O servidor e a população precisam se reinventar. Contudo, na ponta, os resultados estão aí, mais agilidade e eficiência dos serviços públicos”, ressalta o secretário e coordenador, Edgar Marmentini.
Segundo Camila Kostaneski, da Secretaria de Saúde, a digitalização já está em curso na secretaria com os treinamentos dos servidores públicos. No mês de setembro, foram duas qualificações com as equipes de saúde. “As capacitações envolveram o preenchimento de cadastro e uso da assinatura digital e outra o sistema de protocolo eletrônico”, disse.
Na era digital
O diretor do gabinete de Transformação Digital, André Luiz Dalo Rosa, disse que nos meses de julho, agosto e setembro, a prefeitura atingiu o maior índice de digitalização, com 73,95% dos processos digitais e 26,05% físicos. “A abertura de processos digitais, nos nove meses deste ano, já é maior do que os físicos, foram 10451 processos digitais e 10152 físicos”, comenta.
O representante da Secretaria de Obras Públicas, Habitação, Segurança e Proteção Social, Júlio Cesar Santolin, destacou que 50% dos serviços realizados pela secretaria já estão digitalizados e podem ser acessados de maneira on-line.
Estavam presentes também na reunião, os representantes das secretarias de Planejamento, Vani Scariot; Meio Ambiente, Ariane Pasuch; Desenvolvimento Econômico, Tiago Lando; Saúde, Ana Paula Fagundes da Silva; Fazenda, Itamar Dall Alba; e, Educação, Alaercio Lina dos Santos.
A transformação digital envolve as atuais 12 secretarias do município e os cerca de 2,9 mil servidores públicos e faz parte do programa municipal Investe + Erechim, que tem como meta atingir R$ 1 bilhão em investimentos públicos e privados.