EDUCAÇÃO

Diretores das escolas estaduais da região tomam posse em cerimônia inédita no RS

Evento realizado em Porto Alegre reuniu os diretores de todo o estado.

Por Ascom 15ª Coordenadoria Regional de Educação Publicado em 17/01/2025 09:17 - Atualizado em 17/01/2025 09:25

Nesta quinta-feira, 16, em uma cerimônia inédita na história do Rio Grande do Sul, os 2,3 mil diretores das escolas estaduais tomaram posse para a condução da nova gestão escolar 2025- 2027. O evento, realizado no auditório Araújo Viana, reuniu diretores, representantes escolares, coordenadores regionais de Educação, secretários de estado, parlamentares e demais autoridade civis, além de contar com a presença do governador Eduardo Leite.

O evento de boas-vindas e posse dos diretores da Rede Estadual, foi dividido em dois turnos de atividades, que para além da festividade, também abordou temas importantes. Pela manhã, uma palestra ministrada pelo historiador e professor gaúcho, Leandro Karnal, abordou a liderança escolar e a importância do papel dos gestores nas suas comunidades.

Ainda pela manhã, um painel conduzido pela secretária da Educação, Raquel Teixeira e convidados, abordou dados e estatísticas sobre a educação no Brasil e no RS, a mudança demográfica e os seus impactos na sociedade, a modificação na educação com as tecnologias e a inteligência artificial (IA), bem como a excelência e equidade do processo educacional e os desafios da educação.

No turno da tarde, as atividades iniciaram com um painel ministrado pela secretária adjunta da Educação, Stefanie Eskereski, que juntamente com professoras convidadas, abriram um importante debate sobre as trajetórias escolares dos estudantes, analisando dados de aprovação, reprovação e evasão escolar, além de um panorama das diversas realidades da rede estadual.

Encerrando as atividades do dia, o evento culminou com a cerimônia de posse simbólica dos diretores, conduzida pelo governador Eduardo Leite. Em sua fala de abertura, o governador reforçou que a educação pública tem uma ligação direta com a construção do futuro. “Ser professor é uma missão de vida de enorme valor. Nós como servidores públicos e gestores temos a missão comum de melhorar a qualidade da educação e a responsabilidade pelos nossos estudantes e pela comunidade escolar”, afirmou Leite.

A 15ª Coordenadoria Regional de Educação, que abrange 85 escolas, em 41 municípios da região, esteve presente com toda sua equipe de gestores e representantes escolares para o evento. Representando todos os diretores da regional, o professor da Escola Estadual Normal José Bonifácio, Cristiano Oldoni, subiu ao palco para receber o certificado de posse das mãos do governador e da secretária de Educação. Para ele, o momento da posse dos diretores das
escolas da rede estadual do RS foi, verdadeiramente, uma celebração. “Esse movimento inédito da nossa história nos provocou, inspirou e instigou para uma prática de gestão escolar que, sempre mais, representa nossa crença e comprometimento com a construção da cidadania, com a educação, com a aprendizagem de nossos estudantes. Durante os dois dias que estivemos em formação e fomos empossados, pudemos sentir e vivenciar um grande
carinho dedicado a nós pela SEDUC. Além disso, para mim, foi um enorme privilégio representar os diretores das 85 escolas da 15ª CRE. Que, agora, o valor simbólico e a grandiosidade dessa experiência acompanhem-nos durante nossa gestão
”, comentou.

Formação com base em evidências

Com o clima de acolhimento e boas-vindas, os diretores escolares ainda participaram de uma formação durante a quarta-feira, 15. Pela primeira vez, o estado reuniu todos os diretores que passaram pelo processo seletivo para função, em um mesmo espaço. A formação que aconteceu na Unisinos, teve o objetivo de preparar os gestores para conhecer as evidências de suas próprias escolas, através de dados de aprendizagem e de gestão escolar. Para a coordenadora regional da 15ª CRE, Juliane Bonez, que acompanhou as equipes, a ocasião foi
muito especial. "Trata-se de um momento fundamental para que os diretores deste novo ciclo tenham clareza de sua realidade educacional, para que seu plano de ação seja projetado a partir da própria realidade. Sabemos onde precisamos chegar para que a Educação Gaúcha prossiga avançando em qualidade, mas é fundamental saber de onde partir e, para isso estamos reunidos iniciando este processo".

Conteúdo relacionado