Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Divulgação KOBRA
Cidade

Eduardo Kobra pinta obra sobre resiliência e faz leilão para ajudar RS

Referência em arte urbana e conectado a causas humanitárias, Kobra leiloou a tela “Resiliência”, pintada para ajudar as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul.

Assessoria BPM.COM
por  Assessoria BPM.COM
24/05/2024 12:00 – atualizado há 1 minuto
Continua depois da publicidadePublicidade

Referência em arte urbana e conectado a causas humanitárias, o artista plástico Eduardo Kobra leiloou a tela “Resiliência”, pintada para ajudar as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul. A iniciativa aconteceu por meio do Instituto Kobra (IK), projeto voltado à arte, cultura e transformação social, que também disponibilizou uma série de 500 prints da obra original para venda. Em cinco dias, a ação arrecadou mais de R$ 1,5 milhão, entre doações por Pix, vendas dos prints e o leilão da pintura, arrematada pelo empresário Pedro Bartelle, acionista e CEO da Vulcabras, e sua esposa, Claudia Bartelle.

O valor será convertido na compra de mais de 15 mil cestas básicas a preço de custo, em parceria com a empresa de produtos alimentícios Camil, que também fez uma doação extra em dinheiro e ajudará na logística de transporte. As 130 toneladas de alimentos serão enviadas em seis carretas para as unidades da Defesa Civil e Assistência Social do Rio Grande do Sul, que vão destinar as doações para diversas regiões e instituições locais – entre elas, o Instituto Cultural Floresta.

Para lançar a iniciativa, Kobra e o IK promoveram uma live no Instagram na noite da última sexta (17). Com uma mensagem de incentivo, força e reconstrução, a tela foi pintada ao vivo. A arte mostra uma mão erguendo a bandeira gaúcha e apresenta a Estátua do Laçador, monumento histórico de Porto Alegre feito por Antônio Caringi, escultor brasileiro nascido em Pelotas em 1905. Ele é considerado o maior estatuário da história da arte no estado.

“Estou muito comovido com a situação devastadora vivenciada pelos gaúchos. Junto ao Instituto Kobra, projeto que lidero ao lado da minha esposa, Andressa Munin, quero conseguir ajudar o maior número possível de pessoas por meio de doações. Depois de arrecadar fundos, vamos comprar e realizar a entrega de itens que a população mais estiver precisando, seguindo as instruções da Defesa Civil local”, explica Kobra.

O coordenador estadual de Proteção e Defesa Civil do RS, coronel Luciano Boeira, frisa que é importante a valorização de todas as iniciativas de ajuda que estão sendo destinadas aos gaúchos afetados pela enchente.

“Um artista como o Kobra colocar a sua arte à disposição do bem motiva outras pessoas e instituições para que também se juntem a essa corrente. Há muitas pessoas que vão precisar de ajuda para retomarem as suas vidas, e esse ato do Instituto e do artista é muito significativo para nós, gaúchos”, completou.

Sobre Eduardo Kobra

Nascido na periferia de São Paulo em 1975, Eduardo Kobra alcançou reconhecimento global como um dos artistas mais renomados da atualidade. Sua jornada artística começou como pichador na adolescência. Ao longo dos anos, Kobra desenvolveu seu estilo marcante de muralismo, caracterizado por cores vibrantes e contrastantes, e sua habilidade em retratar personalidades, fatos históricos e questões sociais em murais gigantescos.

Com obras em cinco continentes, Kobra quebrou recordes de tamanho de murais, incluindo o maior mural grafitado do mundo. Seu trabalho ganhou visibilidade internacional, com destaque para a obra “O Beijo” em Nova York. Além disso, ele recebeu convites de galerias, museus e organizações, incluindo a ONU, para exibir suas obras e participar de projetos de prestígio.

Kobra também se envolve em causas sociais, usando a arte como veículo para promover mudanças positivas. O Instituto Kobra busca aproximar a cultura a quem tem menos acesso e apoiar causas humanitárias, enquanto suas parcerias com empresas contribuem para viabilizar seus projetos públicos de grande escala. Sua trajetória é um exemplo inspirador de como a arte pode transcender fronteiras e causar impacto positivo no mundo.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE