Educação
Educação Olímpica da URI proporciona vivência do mini tênis em quadras oficiais
As atividades práticas foram coordenadas pelos Professores Priscila Sachet Matheus, da Escola Básica da URI, e José Luis “Nino” Dalla Costa, do Curso de Educação Física
O Programa de Extensão em Educação Olímpica na URI (Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões), permite a possibilidade de construir uma proposta pedagógica e sistematizada de educação por meio do esporte, tendo como referência a Educação Olímpica e os Valores Olímpicos: Respeito, Amizade e Excelência. E o mini tênis é um dos projetos vinculados ao Programa.
No sábado, 21, 30 crianças entre 07 e 10 anos do Projeto de Mini Tênis na Escola de Educação Básica da URI Erechim participaram de uma atividade especial nas quadras de Tênis de Campo do C. E. R. Atlântico. O objetivo principal foi proporcionar uma vivência do referido esporte em quadras oficiais.
As atividades práticas foram coordenadas pelos Professores Priscila Sachet Matheus, da Escola Básica, e José Luis “Nino” Dalla Costa, do Curso de Educação Física, juntamente com os acadêmicos do referido Curso, Ana Carolina Fachini, Bernardo Szura Biazi, Estephany Pegorini, Felipe Luiz Rossetti da Rosa e João Victor Azambuja de Souza.
O Mini Tênis é uma versão adaptada do Tênis de Campo, sendo utilizado para o ensino de crianças e até mesmo adultos em iniciação ao esporte. Quadras reduzidas, bola soft (pressão reduzida), raquetes menores, materiais e espaços adaptados são características do Mini Tênis.
Para a Professora Priscila, “o Mini Tênis é uma forma de ensino divertida e ativa, usando como abordagem o ensino por meio dos jogos, propiciando às crianças que joguem de acordo com suas capacidades físicas e técnicas”.
Para o Professor Nino, “procuramos desenvolver e colaborar com uma formação cidadã por meio do esporte e o mini tênis permite a construção e desenvolvimento de valores e competências para a vida, sendo elas a autonomia, a liderança e o respeito pelos outros”.