Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Saúde

Em bandeira vermelha até 10 de maio, Estado mantém publicação diária de dados

Após 10 de maio um novo sistema de controle da pandemia será apresentado à população.

Assessoria Gov/RS
por  Assessoria Gov/RS
30/04/2021 18:33 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

Uma vez que o Rio Grande do Sul está, desde terça-feira (27/4), com bandeira vermelha (risco alto) em todo o território, o governo do Estado não divulgará a rodada semanal do Distanciamento Controlado. Isso porque o modelo se encontra em fase de transição até 10 de maio, quando um novo sistema de controle da pandemia será apresentado à população.

Divulgação

A 51ª rodada do modelo, cujos cálculos foram divulgados na sexta-feira passada (23/4) e traziam o Estado em bandeira preta (risco altíssimo) pela nona vez consecutiva, foi a última do Distanciamento Controlado como é conhecido. No entanto, por fins de transparência, o governo do Estado seguirá divulgando diariamente o boletim de hospitalizações elaborado pelo Comitê de Dados, que traz informações das regiões Covid, das macrorregiões e do RS como um todo, e o resumo diário de casos no Estado, no país e em países selecionados. Todos os levantamentos estão disponíveis no site do Comitê de Dados.

• Clique aqui e acesse o Boletim de Hospitalizações RS, macrorregiões e regiões Covid desta sexta (30/4)

Criado há um ano e lançado no dia 10 de maio de 2020, o Distanciamento Controlado foi baseado em 11 indicadores da velocidade de contágio do coronavírus e da ocupação de leitos de UTI, classificando o risco para cada região do Estado, representado nas cores de quatro bandeiras, e com protocolos para cada nível – quanto maior o risco, mais escura a bandeira, da amarela à preta.

Com a evolução da pandemia e o aprendizado sobre o comportamento do vírus, foram necessários ajustes. Desde o começo desta semana, o governo do Estado está em processo de elaboração de um novo modelo, que será apresentado à população no dia 10 de maio.

Durante esse período, o sistema de cogestão regional, no qual as regiões podem adotar protocolos mais brandos, está suspenso. Como a situação da pandemia no RS ainda demanda cuidados, é preciso evitar que os municípios adotem protocolos compatíveis à bandeira laranja (risco médio). Assim, as regras que devem ser obedecidas por todos os municípios são as de bandeira vermelha do modelo de Distanciamento Controlado.

• Clique aqui e acesse o resumo diário de casos, óbitos e hospitalizações.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE