Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Cidade

Em Machadinho COMDICA realiza primeira reunião ordinária de 2023

Com a presença de Conselheiros e demais colaboradores, o momento serviu para discutir propostas e ações para este ano de 2023.

Ascom Prefeitura de Machadinho
por  Ascom Prefeitura de Machadinho
27/01/2023 08:38 – atualizado há 9 meses
Continua depois da publicidadePublicidade

Na manhã da última terça-feira (24) o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – COMDICA de Machadinho, esteve reunido para realização da reunião ordinária mensal, a fim de discutir assuntos de interesse da instituição. Com a presença de Conselheiros e demais colaboradores, o momento serviu para discutir propostas e ações para este ano de 2023.

Foto: Silmar Luiz Biscaro

A reunião pautou em primeiro momento a iniciativa de capacitação de Conselheiros Tutelares, que trabalham de forma conjunta com o órgão, neste sentido estariam ainda mais preparados para atuar na comunidade. Outro tema discutido foi a apresentação de proposta de curso de oratória para crianças e adolescentes e com isso capacitá-las para promover novas oportunidades. Por fim, a reunião tratou da capacitação dos profissionais envolvidos com a educação e que trabalham diretamente com crianças com necessidades especiais, promovendo ações pontuais de observação para, da melhor forma, promover a inclusão dos mesmos.

Nas considerações do presidente do COMDICA. Hamilton Lauer Centelengue, as reuniões realizadas pelo Conselho são de grande relevância, já que são discutidos assuntos de interesse da comunidade e principalmente alinhadas ações que protejam crianças e adolescentes dentro do regramento existente. O presidente também ressaltou que haverá neste ano de 2023, a eleição de Conselheiros Tutelares, e para isso todos os passos estão sendo organizados. “Em outubro está prevista a eleição de 5 Conselheiros Tutelares e mais 5 suplentes. Os eleitos atuarão por 4 anos na função e seguirão atuantes na área da proteção” destacou ele.

Um dos pontos trabalhados nos últimos tempos, pelo Conselho de Machadinho, diz respeito à destinação e arrecadação de recursos através do Fundo da Criança e do Adolescente. Jaqueline Spanholo, que atua na área contábil do município, explica as possibilidades de destinar um percentual do valor de impostos pagos pelas empresas, para o Fundo, ressaltando que as doações podem ser feitas por pessoas físicas e jurídicas que tenham o objetivo de colaborar com projetos que beneficiem crianças e adolescentes locais.

O COMDICA de Machadinho, é formado por oito entidades locais e conforme cronograma, as reuniões possuem datas definidas para serem realizadas, ocorrendo na última terça-feira de cada mês com início às 08h30min e é aberta a toda a comunidade que pode acompanhar as decisões e expressar sua opinião.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE