Cidade
Emater promove Oficina do Chimarrão para estudantes em Áurea
Com 12 ervateiras o município é o que mais cultiva e industrializa a erva-mate no alto Uruguai gaúcho.
Estudantes de Áurea tiveram um dia de oficinas do chimarrão nesta segunda(12) O evento aconteceu durante a Mateada Farroupilha na Escola Agrícola em parceria com a EMATER-RS/ASCAR. A atividade contou com um histórico do surgimento da erva-mate, hábitos, costumes, tradições, gastronomia, bem como suas mais de 190 propriedades benéficas à saúde.
No final de cada oficina foi mostrado aos alunos as diferentes formas de preparo do chimarrão com demonstrações práticas onde cada aluno praticou o preparo da cuia. Com 12 ervateiras, Áurea se diferencia por ser o município do Alto Uruguai com o maior número destas agroindústrias, sendo também a cultura da erva-mate, uma das principais atividades econômicas dos agricultores.
A oficina também ressaltou as datas que homenageiam a erva-mate além da semana farroupilha, como o dia estadual da erva-mate comemorado a cada ano em 24 de abril.
Tradicionalistas do grupo de danças do CTG Sinuelo dos Ervais de Gaurama, coordenado pelo Professor André Luis Braga, que também coordena a atividade do Grupo Mirim da Oficina de Danças Gauchescas do CRAS/Áurea, fizeram apresentações cujo grupo também se apresentou.