Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Cidade

Emater promove Oficina do Chimarrão para estudantes em Áurea

Com 12 ervateiras o município é o que mais cultiva e industrializa a erva-mate no alto Uruguai gaúcho.

Assessoria/Emater/RS
por  Assessoria/Emater/RS
13/09/2022 07:23 – atualizado há 12 meses
Continua depois da publicidadePublicidade

Estudantes de Áurea tiveram um dia de oficinas do chimarrão nesta segunda(12) O evento aconteceu durante a Mateada Farroupilha na Escola Agrícola em parceria com a EMATER-RS/ASCAR. A atividade contou com um histórico do surgimento da erva-mate, hábitos, costumes, tradições, gastronomia, bem como suas mais de 190 propriedades benéficas à saúde.

No final de cada oficina foi mostrado aos alunos as diferentes formas de preparo do chimarrão com demonstrações práticas onde cada aluno praticou o preparo da cuia. Com 12 ervateiras, Áurea se diferencia por ser o município do Alto Uruguai com o maior número destas agroindústrias, sendo também a cultura da erva-mate, uma das principais atividades econômicas dos agricultores.

A oficina também ressaltou as datas que homenageiam a erva-mate além da semana farroupilha, como o dia estadual da erva-mate comemorado a cada ano em 24 de abril.

Tradicionalistas do grupo de danças do CTG Sinuelo dos Ervais de Gaurama, coordenado pelo Professor André Luis Braga, que também coordena a atividade do Grupo Mirim da Oficina de Danças Gauchescas do CRAS/Áurea, fizeram apresentações cujo grupo também se apresentou.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE