Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Agro

Emater/RS-Ascar celebra Dia Internacional das Mulheres Rurais

De acordo com a Organização Internacional do Trabalho (OIT), as mulheres constituem 40% da mão de obra agrícola nos países em desenvolvimento.

Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar
por  Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar
15/10/2021 17:29 – atualizado há 2 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

O dia 15 de outubro celebra o Dia Internacional das Mulheres Rurais. A data foi instituída pela ONU em 1995, para provocar a reflexão sobre o papel da mulher do campo. De acordo com a Organização Internacional do Trabalho (OIT), as mulheres constituem 40% da mão de obra agrícola nos países em desenvolvimento.

No Rio Grande do Sul, a partir do trabalho da Emater/RS-Ascar, a representatividade feminina no campo está cada vez mais forte e reconhecida, “mas ainda há um longo caminho a ser percorrido para atingir a igualdade entre homens e mulheres no campo”, avalia Clarice Bock, extensionista e responsável pelas ações de Assistência Técnica e Extensão Rural e Social (Aters) a Mulheres Rurais, abrangendo agricultoras e pecuaristas familiares​, assentadas da reforma agrária​, indígenas, pescadoras e quilombolas.

Somente no ano passado (2020), a Emater/RS-Ascar prestou Aters para 147.352 mulheres, o que representa 43,4% das 339.231 pessoas assistidas pela Instituição, sendo que 57.044 mulheres participaram de atividades específicas a Mulheres Rurais.

Na Emater/RS-Ascar o trabalho é voltado para que a mulher seja protagonista de sua história e de sua vida, que seja valorizada como trabalhadora, cidadã e como agente de desenvolvimento, pelos representantes de diferentes entidades e da Extensão Rural, para que haja uma mudança na postura dos integrantes da família e da própria mulher na divisão do trabalho e na gestão da unidade familiar.

Clarice também destaca o permanente apoio da Instituição à inclusão econômica, social e política das mulheres, cuja participação é defendida nos processos organizativos, no acesso às políticas públicas, como Pronaf, Feaper, Bolsa Família, CadÚnico, Assistência Social, Bloco de Produtor, Saúde, Previdência e Aposentadoria, incluindo aspectos de saúde, previdenciários e contra as diversas formas de violência e discriminação. “As mulheres devem ter acesso às atividades sociais e de lazer e na elaboração dos projetos socioassistenciais, incluindo sua atuação no assessoramento e defesa e garantia de direitos”, salienta a extensionista.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE