Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Agro

Emater/RS-Ascar realiza tardes de campo voltadas ao manejo de frutíferas em Aratiba

Produtores receberam orientações sobre podas em pessegueiros, videiras, pereiras, goiabeiras, ameixeiras, quivizeiros e citrus.

Terezinha Vilk/Emater/RS
por  Terezinha Vilk/Emater/RS
25/08/2021 19:09 – atualizado há 2 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

A Emater/RS-Ascar, por meio Escritório Municipal de Aratiba, vem realizando ações com tardes de campo voltadas à poda e manejo de frutíferas em pomares, seguindo os protocolos sanitários para Covid-19. As orientações foram repassadas pela equipe de extensionistas sobre podas em pessegueiros, videiras, pereiras, goiabeiras, ameixeiras, quivizeiros e citrus. Além do manejo de podas, também foram repassadas informações sobre plantas medicinais, aromáticas e condimentares, com técnicas de plantio, propriedades medicinais, entre outras. Foram entregues mudas e sementes das plantas erva-baleeira e aipo. Também foram repassadas dicas e receitas de controle alternativo de pragas e doenças nas plantas.

Terezinha Vilk/Emater/RS

As tardes de campo iniciaram no dia 29 de julho, na Linha Liso, na propriedade do agricultor Cláudio Holz. Em agosto, as ações prosseguiram nas comunidades de Linha Esperancinha, na propriedade da família Roque e Helma Stroer (13/08) e Três Barras, na propriedade da professora Aldaci Schuck (19/08). As atividades tiveram como objetivo oportunizar o conhecimento do manejo do pomar doméstico, através da poda e condução, promovendo a segurança e soberania alimentar e a promoção da saúde das famílias rurais.

Para os extensonistas Gilmar Luis Schardong e Cleonice Maria Dobrovolski, as tardes foram produtivas, de troca de informações e experiências. A demanda surgiu pela iniciativa do agricultor aposentado Cláudio Holz, que pediu orientação da Emater/RS-Ascar para a realização de poda das frutíferas na sua propriedade. Como era época adequada para a poda de inverno, a equipe resolveu ampliar a atividade para que mais famílias pudessem participar e aprender, envolvendo também mais comunidades.

Terezinha Vilk/Emater/RS


PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE