Agro
Embrapa terá uma mulher no comando pela primeira vez
Silvia Maria Fonseca Silveira Massruhá ingressou na estatal em 1989; anúncio de sua indicação foi feita pelas redes sociais do ministro Carlos Fávaro.
O ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, anunciou em suas redes sociais que indicou a pesquisadora Silvia Maria Fonseca Silveira Massruhá para assumir a presidência da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).
“Silvia preenche todos os requisitos e terá a minha indicação para a presidência da Embrapa, sendo a primeira mulher a assumir o cargo”, escreveu Fávaro pelas redes sociais
A pesquisadora ingressou na Embrapa em 1989.
Ao longo da carreira, ela liderou projetos na área de engenharia de software, inteligência artificial e computação científica aplicada à agricultura, com aproximadamente 100 publicações técnico-científicas e 25 softwares.
Silvia Maria Fonseca Silveira Massruhá exerceu o cargo de chefe-geral da Embrapa Agricultura Digital no período de julho de 2015 até janeiro de 2022.
Embrapa
Desde que assumiu o Ministério da Agricultura, Fávaro destaca a importância da Embrapa para a posição de destaque do Brasil entre os mais importantes players do agro mundial.
Segundo o ministro, graças à ciência desenvolvida pela Embrapa, é possível dobrar a área plantada no Brasil nos próximos 20 anos sem ter que derrubar uma árvore sequer, e ele ressaltou seu compromisso em fortalecer a empresa para que seja cada vez mais motivo de orgulho para o povo brasileiro.
A troca no comando da estatal deve acontecer apenas a partir de maio.
O presidente atual, Celso Moretti, deve conduzir as atividades de celebração do aniversário de 50 anos da Embrapa, em abril.