Cidade
Equipe da Equoterapia do Patronato participou de cursos de equitação em Viamão
O Projeto Fortalecer Equoterapia do Patronato está aberto para pessoas com deficiência, que necessitem da equoterapia como terapia.
A equipe multiprofissional do Projeto Fortalecer Equoterapia do Patronato Agrícola e Profissional São José participou, durante quatro dias, de treinamento na Hípica Santa Thereza, em Viamão, onde aconteceram o 1° Curso de Equitação para Profissionais das Terapias e Atividades Assistidas, nos dia 20, 21 e 22 de agosto, e 2° Curso de Equitação Lúdica – Neuropsicoequo, no dia 23. A capacitação foi ministrada pelos profissionais Dra. Denise Bica, Dr. Alexandre Monteverde, Profª Renata Zamo, Sílvio Bitencurtt, Prof. Alberi Rodrigues, Prof. Josue Rodrigues e Prof. Ciro Abel Pinto.
A equipe do Patronato é formada pela assistente social Adriana Santana, pela psicóloga Marisa Calgarotto, pela fisioterapeuta Cássia Valmórbida e pelo médico veterinário Audyeres Padilha. Segundo eles, foram quatro dias de muito aprendizado e conhecimento, além da troca de experiência com os mais de 30 participantes de várias cidades do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.
O Projeto Fortalecer Equoterapia do Patronato está aberto para pessoas com deficiência, que necessitem da equoterapia como terapia.
A equoterapia é um método terapêutico que utiliza o cavalo dentro de uma abordagem interdisciplinar nas áreas de saúde, educação e equitação, buscando o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas com deficiência e/ou com necessidades especiais.