Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Divulgação
Cidade

Erebango lança projeto que incentiva uso de Plantas Medicinais

As ações envolvem desde a produção e beneficiamento da planta até a indicação profissional dentro da própria UBS.

Izabel Seehaber/Ascom Prefeitura de Erebango
por  Izabel Seehaber/Ascom Prefeitura de Erebango
01/12/2023 22:14 – atualizado há 21 segundos
Continua depois da publicidadePublicidade

Sabe aquele ‘famoso chazinho’ para ajudar na recuperação de algum problema de saúde? Para muitas pessoas, essa é uma memória que está presente no dia a dia e se torna mais uma alternativa na busca pelo bem-estar.

Como forma de resgatar e incentivar cada vez mais o uso consciente das plantas medicinais, a Prefeitura de Erebango, por meio da Secretaria de Saúde, Secretaria de Assistência Social, com apoio da Emater-Ascar/RS e de um grupo de mulheres voluntárias do Centro de Referência em Assistência Social - Cras, apresenta um projeto especial que integra a Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares no Sistema Único de Saúde – Pics. As ações envolvem desde a produção e beneficiamento da planta até a indicação profissional dentro da própria UBS.

Conforme a farmacêutica, Camila Pacheco, o objetivo vai além do fornecimento de plantas medicinais – no formato seco e embalado - aos pacientes atendidos pelos médicos e dentistas da unidade. “Nessa fase inicial, iremos trabalhar com quatro plantas: Alpínia, Espinheira Santa, Malva e Mil em Rama. A escolha por elas ocorreu após a verificação de quais os problemas e queixas mais frequentes durante os atendimentos e, ainda, considerando as plantas que são de fácil cultivo na região e já são produzidas em maior quantidade no município. Outro aspecto considerado foi a indicação no formulário de fitoterápicos da Farmacopeia Brasileira, que é a bibliografia oficial onde constam todas as plantas existentes no País e que tem autorização para serem utilizadas no SUS, tanto em chás como preparações”, explica.

Sobre as etapas, após serem colhidas, as plantas passam pela higienização e na sequência são colocadas em uma estufa para o processo de secagem. Posteriormente, são moídas e embaladas. "Iremos observar a adesão dos pacientes e os itens serão fornecidos a partir de dezembro, na Farmácia Básica Municipal, somente conforme indicação dos profissionais. Vale ressaltar que os pacotes terão etiqueta com informações obrigatórias, a exemplo do lote e validade, cumprindo todas as demais normas legais", enfatiza a farmacêutica.

Parceria que gera resultados

Para que esse projeto fosse efetivamente colocado em prática, uma parceria foi fortalecida pelo poder público local, aproveitando o horto existente no município e o talento de um grupo que integrava a então Pastoral da Saúde.

Conforme a instrutora do Senar-RS, Sandra Rigo, ações como essa, que envolvem as plantas, já são incentivadas por instituições como a Emater há cerca de 10 anos, por meio de projetos voltados ao paisagismo naturalista nas propriedades rurais.

No meio urbano de Erebango, por exemplo, iniciou o horto por meio do Cras, o qual conta hoje com a contribuição de várias pessoas.

Na avaliação da secretária de Saúde e Assistência Social, Claura Araldi, a expectativa para o novo projeto é muito positiva. "Nós, enquanto poder público, temos a missão de contribuir na promoção da qualidade de vida de nossos munícipes. O investimento nas Práticas Integrativas e Complementares em Saúde possibilitam um novo olhar de cuidado, de forma ainda mais humanizada. Do mesmo modo, valorizamos o excelente trabalho do grupo de voluntárias que trabalha na produção dos chás. Trata-se de uma cultura tão valiosa e que precisa ser preservada", reitera.

O grupo se reúne nas quartas-feiras à tarde e os interessados em saber mais informações, podem contatar com as integrantes.

Veja a seguir alguns benefícios das plantas que devem ser administradas sob indicação profissional, sendo contraindicadas para gestantes, lactantes e crianças:

  • Alpinia - aliada no tratamento de síndrome do pânico, angústia, ansiedade, insônia e depressão leve.
  • Espinheira Santa – suporte no tratamento de úlceras, gastrites e outros problemas relacionados à parte digestiva.
  • Malva - contribui no tratamento de infecções bucais e cicatrizante anti-inflamatório, além de auxiliar no combate à tosse, asma e bronquite.
  • Mil em Ramas - auxilia no tratamento de dores em geral, febre, pressão alta, climatério, distúrbios menstruais e alívio de gases.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE