Cidade
Erechim chega a 65% dos serviços públicos digitalizados, em apenas um ano
Com a reformulação do site Erechim entra na Terceira Onda Digital, comenta o Comitê Permanente de Simplificação e Desburocratização
O Comitê Permanente de Simplificação e Desburocratização da Prefeitura de Erechim se reuniu, nesta terça-feira (20), para fazer um balanço geral do ano de cada secretaria e das ações e processos de transformação digital dos serviços públicos da Prefeitura de Erechim. O município atingiu 65% dos serviços públicos digitalizados, em apenas um ano.
O secretário de Gestão e Governança e coordenador do Comitê Permanente de Simplificação e Desburocratização, Edgar Marmentini, afirma que houve uma evolução fantástica na transformação digital, neste ano de 2022.
“Demos um salto para 65% na transformação digital num ano. A nossa meta para 2023 é ficar entre 80% a 90% de informatização dos serviços públicos da Prefeitura de Erechim. Este é o desafio. Na nossa avaliação, com o empenho dos servidores e secretários, em menos de um ano, chegamos a 65%, então, acreditamos que no ano que vem alcançaremos o percentual de mais de 80% de digitalização”, afirma o secretário.
Conforme o diretor da Transformação Digital, André Luiz Dalo Rosa, o processo de digitalização está indo bem e, no próximo ano, o foco do comitê será continuar os treinamentos com os servidores e fazer os ajustes internos, principalmente, nos setores administrativos de cada uma das 12 secretarias municipais.
“A informatização dos serviços avançou muito neste ano, contudo, a transformação digital envolve alteração em toda a metodologia de trabalho, mudança de comportamento e cultura. Por isso, ainda temos muito que fazer no dia a dia dos processos internos entre as secretarias. O desafio é transformar todos estes serviços internos digitais”, explica.
Transformação digital
Na Segunda Onda de transformação digital, a comissão está trabalhando com abertura de processos e ordens de serviço, investimentos em infraestrutura com a instalação de gerador e novos computadores, armazenamento de dados, gerador, revendo processos e fluxo de informação. Além disso, esta Segunda Onda de digitalização dos serviços públicos envolve capacitações e treinamentos dos servidores públicos e, também, a elaboração da legislação municipal.
Terceira Onda Digital
O diretor, André Luiz Dalo Rosa, explica que a Prefeitura de Erechim vai entrar, neste fim de ano, na Terceira Onda da transformação digital, com a reformulação do site da prefeitura. “Estas melhorias irão facilitar o acesso aos serviços públicos pelo cidadão, porque o site será mais intuitivo, tecnológico, será mais fácil de encontrar aquilo que se está procurando”, explica.
12 secretarias
A digitalização dos serviços abrange as atuais 12 secretarias do município, os cerca de 2,9 mil servidores públicos, e faz parte do programa municipal Investe + Erechim, e está ligada, também, ao projeto Papel Zero, outra iniciativa do município que, nos últimos dois meses, reduziu 100 mil folhas de papel nos processos administrativos.
Baixe o aplicativo SysCidadão
O cidadão pode acessar, na palma da mão, os serviços já disponíveis de maneira on-line, pelo site ou via aplicativo. Assim, é importante que cada cidadão baixe o aplicativo SysCidadão no celular.