Cidade
Erechim: Concluída a pavimentação das ruas Maria Thereza Fávero e Cecília Skowronski
As duas vias integram o projeto de asfaltamento de 17 ruas com asfalto quente (CBQU)
A Prefeitura de Erechim, por meio da Secretaria de Obras Públicas, Habitação, Segurança e Proteção Social, concluiu a pavimentação da rua Maria Thereza Fávero, no bairro Três Vendas, e da rua Cecília Skowronski, principal acesso aos bairros Liberdade e Poltronieri, que integram o projeto de asfaltamento de 17 vias do município, com asfalto quente (CBQU).
“Ficou muito bom, excelente”
Segundo a comerciante, Anelise Balsan, moradora do bairro, a pavimentação da rua Maria Thereza Fávero ficou muito boa, excelente. “Eu tenho comércio aqui e as pessoas reclamavam muito deste trecho, porque tinha muitos buracos e estava intransitável. Inclusive, os motoristas dos micros do transporte escolar reclamavam. Agora resolveu o problema, ficou muito bom, ficou excelente. Os clientes dizem que ficou bom, dá pra vir mais tranquilo aqui, melhorou tudo”, afirma Anelise.
“Qualidade de vida e pro trabalho”
O professor de Educação Física, Augusto Riscak, proprietário da academia na rua Maria Thereza Fávero, afirma que a pavimenação mudou o local. “Estava ruim, mas depois do asfalto está bem melhor. Não dava para andar antes e isso interferia no meu comércio. Antes não tinha nem onde estacionar e o pessoal preferia vir a pé do que de carro. Todo mundo está elogiando. Isso traz qualidade de vida e pro trabalho. A rua virou uma saída para muitas pessoas, já era uma rota alternativa, mas pouco usada, porque não tinha qualidade, agora vai aumentar o movimento”, comenta o professor Augusto.
“Ficou ótimo”
A empresária, Ivone Zaionc, proprietária de um mercado na rua Cecília Skowronski, porta de entrada dos os bairros Liberdade e Poltronieri, está satisfeita com a nova pavimentação na via. “Ficou muito bom, ficou ótimo, e já sentimos a mudança, os reflexos desta obra. Eles fizeram uma base boa, acreditamos que agora vai ficar bom, mas tem todos estes detalhes que eles precisam ver, consertar os passeios que foram danificados e as pedras do meio-fio. Quanto ao asfalto, se não começarem abrir buracos, vai durar muitos anos, porque fizeram uma coisa bem boa, bem-feita, foram bem caprichosos”, afirma.
Investimentos que mudam a vida das pessoas
O prefeito de Erechim, Paulo Polis, disse que estes novos asfaltamentos irão trazer mais qualidade de vida para a população, assim como outras ações que vêm sendo realizadas pela administração municipal.
“Estamos atentos às necessidades de todo o município, olhando para o conjunto da obra, e, principalmente, fazendo investimentos na área central e nos bairros de Erechim, em escolas, UBSs, no Santa Terezinha, em parques e praças, programação cultural, iluminação em LED, usina fotovoltaica, usina de asfalto quente e pavimentação de novas ruas. Todas estes investimentos em áreas prioritárias têm impacto real, efetivo, no dia a dia, ajudam a criar alternativas e melhorar a vida das pessoas e isso, também, faz a cidade avançar mais”, disse o prefeito.
Economia e durabilidade
O secretário de Obras Públicas, Habitação, Segurança e Proteção Social, Mario Rossi, afirma que estas duas irão beneficiar milhares de famílias, diariamente, do bairro Três Vendas e dos bairros Liberdade e Poltronieri.
“São vias com grande volume de veículos, a Maria Thereza Fávero, por desafogar o trânsito da avenida José Oscar Salazar, e a rua Cecília Skowronski, por ser a principal entrada dos bairros Liberdade e Poltronieri”, explica.
Além disso, observa o secretário Mario Rossi, o asfalto quente é um material com muito mais qualidade, resultando em maior resistência e durabilidade da malha viária. “A manutenção vai diminuir, assim como, os custos para os cofres públicos”, explica o secretário.
Recursos da prefeitura e da câmara
Os recursos para pavimentação com asfalto quente (CBQU) destas 17 ruas são da Prefeitura de Erechim, por meio da Secretaria de Obras Públicas, Habitação, Segurança e Proteção Social, e passam de R$ 7 milhões, sendo R$ 2,5 milhões de contrapartida da Câmara de Vereadores, do orçamento de 2022.
A prefeitura acrescentou mais duas ruas ao projeto original, que já foram asfaltadas, a rua Augusto Duflot e a rua Vicente Dal Vesco, aumentando para 19 vias no total.
17 ruas contempladas
- - Rua Padre Anchieta
- - Rua Dr. João Cabrera
- - Rua Edmundo Palhano Sobrinho
- - Rua Nelson Ehlers
- - Rua Nilsa Mosele
- - Rua Fábio Chiamenti
- - Rua Miguel Biereg
- - Rua Cecília Skowronski
- - Rua João Bertoni
- - Rua Florindo Ogliari
- - Rua Luiz Lise
- - Rua Maximiliano Zambonatto
- - Rua Maria Thereza Favero
- - Rua Fernando Nerculino
- - Rua Zeli Wolf Zanella
- - Rua Theobaldo Rossi
- - Rua Gonçalves Dias