Cidade
Erechim inicia Plano de Contingência devido ao El Niño
Ações em intempéries serão coordenadas pela Defesa Civil, vinculada à Secretaria de Gestão e Governança
Prevenção, mitigação, recuperação e resposta em situações de emergência foram temas de uma reunião na manhã desta quarta-feira (12), no Salão Nobre da Prefeitura de Erechim.
Estiveram presentes o prefeito, Paulo Polis, o vice-prefeito, Flávio Tirello, entre outros representantes das Secretarias de Administração; Agricultura, Abastecimento e Segurança Alimentar; Assistência Social; Educação; Gestão e Governança; Meio Ambiente; Obras Públicas, Habitação, Segurança e Proteção Social; e Saúde; além de Defesa Civil.
Efeitos do El Niño
O secretário de Gestão e Governança, Edgar Marmentini, abriu a reunião falando sobre a execução de um Plano de Contingência devido ao El Niño. “Vamos estruturar respostas rápidas em todas áreas, se por acaso, formos atingidos por intempéries. A previsão é que tenhamos riscos disso até o mês de outubro devido a esse fenômeno atmosférico que impacta no clima”, comentou o secretário. Marmentini ainda destacou que as ações serão coordenadas pela Defesa Civil de Erechim, que está vinculada à Secretaria de Gestão e Governança.
Entre os efeitos do El Niño que estão previstos estão: elevados volumes de chuva, deslizamentos de encostas, vendaval, ciclones semanais e enxurradas. O coordenador da Defesa Civil, Ronaldo Manica, explicou sobre as previsões e o monitoramento que é feito. “Já temos o mapeamento das áreas de risco e o que pode ser feito neste momento. Agora, vamos capacitar as equipes que vão atuar nestes casos”, destacou Manica. Ele ainda comentou que a na próxima quarta-feira (19), será realizado um treinamento de Comando de incidentes e gerenciamento de abrigo temporário, das 8h às 16h30 no Pólo de Cultura da ACCIE.
Defesa Civil organizada
O coordenador regional, da CREPDEC 2, Major Darci Bugs Junior, participou da reunião destacando a organização e o trabalho que já é feito pela Defesa Civil de Erechim, juntamente com a Força Voluntária Alto Uruguai. Ele também pontuou a importância da parceria com o Governo Municipal. “Erechim tem uma gestão eficiente e organizada que traz resultados. Essa preparação também será muito importante para atuação de um possível incidente”, comentou.
Encerrando os direcionamentos que cada Secretaria Municipal vai dar, o prefeito Paulo Polis, pediu comprometimento de todos para atender a população sempre que necessário. “Nossos passos agora são monitorar os locais de risco, ter planos A, B e C bem claros. Seja qual for o incidente, nós temos a força de reação e temos que estar preparados nesses casos também”, declarou o prefeito Polis.