Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Marcello Casal Jr/Agência Brasil
Cidade

Erechim intensifica ações na luta contra o HIV/AIDS

No dia 28 de novembro, o SAE iniciou as atividades alusivas ao DEZEMBRO VERMELHO, proporcionando uma capacitação sobre HIV/AIDS para os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes Comunitários de Endemias (ACE)

Assessoria Prefeitura de Erechim
por  Assessoria Prefeitura de Erechim
01/12/2023 10:33 – atualizado há 40 segundos
Continua depois da publicidadePublicidade

No contexto da contínua batalha contra o HIV/AIDS, a Secretaria de Saúde, através do Serviço de Assistência Especializada (SAE) em IST/AIDS, localizado junto a Vigilância Epidemiológica reforça seu compromisso com uma abordagem que engloba prevenção, educação, tratamento e a redução do estigma associado à doença. A estratégia de prevenção combinada do HIV adotada envolve medidas como o uso de preservativos, PrEP (profilaxia pré-exposição), PEP (profilaxia pós-exposição), testagem regular, educação sexual e tratamento medicamentoso eficaz.

O município está empenhado em conscientizar a população sobre a importância da testagem e do tratamento precoce, essenciais para o controle da disseminação do vírus. A terapia antirretroviral (TARV) é fundamental para a gestão eficaz do HIV, melhorando significativamente a qualidade de vida das pessoas infectadas.

No dia 28 de novembro, o SAE iniciou as atividades alusivas ao DEZEMBRO VERMELHO, proporcionando uma capacitação sobre HIV/AIDS para os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes Comunitários de Endemias (ACE). Essa iniciativa contou com a participação da equipe multiprofissional do SAE e da Vigilância em Saúde do Trabalhador (VISAT).

Além disso, no dia 30 de novembro, uma ação de conscientização foi realizada na URI Erechim, em parceria com a instituição, envolvendo a distribuição de preservativos e informações sobre o HIV para os acadêmicos.

Atualmente, o SAE Erechim atende 584 pacientes, registrando 40 novos casos até novembro de 2023, com uma incidência significativa na faixa etária entre 21 e 40 anos. A enfermeira Coordenadora do SAE Erechim enfatiza a importância da conscientização, prevenção e testagem nesse grupo, destacando fatores como atividade sexual mais frequente, múltiplos parceiros e menor percepção de risco como contribuintes para essa prevalência.

Em celebração ao Dia Mundial da Luta contra a AIDS, hoje, 01 de dezembro, um movimento será realizado na esquina democrática a partir das 9h até às 14h, com distribuição de preservativos e informações de promoção e prevenção contra o HIV/AIDS.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE