Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Cidade

Erechim sedia Encontro da Atenção Psicossocial com foco na saúde mental em tempos de pandemia

VII Encontro Municipal da Atenção Psicossocial, entre os dias 7 a 9 de dezembro, no Salão de Atos da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) Campus Erechim.

ASCOM Prefeitura Municipal de Erechim
por  ASCOM Prefeitura Municipal de Erechim
03/12/2021 11:07 – atualizado há 2 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

A Prefeitura de Erechim, através da Secretaria de Saúde, promove o VII Encontro Municipal da Atenção Psicossocial, entre os dias 7 a 9 de dezembro, no Salão de Atos da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) Campus Erechim.

O seminário acontecerá sob a temática: SAÚDE MENTAL EM TEMPOS DE PANDEMIA, a partir da demanda dos profissionais e alinhados com o fortalecimento da educação para os profissionais da Atenção Primária e Saúde Mental do município de Erechim.

Conforme explica a secretária de Saúde, Eclesan Palhão, o momento pandêmico solicita que as estratégias para enfrentamento das demandas da saúde mental sejam repensadas, dada a complexidade do sofrimento psíquico nesse cenário desafiador.

“A educação permanente no campo da saúde mental sustenta o exercício profissional e as práticas da atenção psicossocial. Realizar educação permanente em saúde mental exige uma reflexão crítica sobre as práticas de atenção e de gestão em consonância com as circunstâncias do pensamento científico e com as práticas contemporâneas, baseada em evidências”, afirma a titular da pasta de Saúde.

O seminário objetiva fortalecer, ampliar e qualificar articulações da rede de cuidado intersetorial, de modo a absorver as demandas decorrentes dos impactos da pandemia, bem como dimensioná-las, para prestar suporte pontual, atendendo orientações além de concentrar informações para subsidiar as estratégias de cuidado a ser oferecido no período de transição pós-pandemia.

Nessa perspectiva, o VII Encontro Municipal da Atenção Psicossocial de Saúde foi idealizado sob dois eixos norteadores do trabalho: o primeiro da educação permanente sobre conceitos e práticas no cuidado em saúde mental e álcool e outras drogas, enfatizando a saúde mental em momento de pandemia.

O título da edição deste ano enfatiza ações de fortalecimento da rede intra e intersetorial, pensando sobre o problema da medicalização e patologização da vida na contemporaneidade, também privilegiando o planejamento das políticas públicas e práticas para as gerações futuras.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE