Cidade

Erechim sediará Jornada Médica Internacional

Será no dia 14 de março de 2024, em homenagem ao legado do Hospital Israelita Leonardo Cohen, de Quatro Irmãos

Por Assessoria Amau Publicado em 21/08/2023 17:56 - Atualizado em 03/06/2024 13:49

Na sexta-feira, 18, foi apresentado para a AMAU e a Prefeitura de Erechim, a programação prévia da Jornada Médica Internacional, que acontecerá no dia 14 de março de 2024.

O presidente da AMAU e prefeito de Barra do Rio Azul, Marcelo Arruda e o prefeito de Erechim, Paulo Polis, receberam uma comitiva formada por Sérgio Lerrer, que é o secretário executivo do Polo de Turismo Histórico Judaico de Quatro Irmãos e região; Vicky Simon, gestora da jornada médica em homenagem ao Hospital Leonardo Cohen; Larissa Smaniotto, assessora de Turismo da região Termas e Lagos; Hércio Agranionik, presidente da Sociedade Israelita de Erechim.

A apresentação foi feita pelo jornalista Sérgio Lerrer, que afirmou ser um encontro de trabalho, para começar a formular a Jornada Médica Internacional em homenagem ao Hospital Israelita Leonardo Cohen de Quatro Irmãos, uma casa de saúde precursora da colônia judaica de Quatro Irmãos de 1929: “objetivo do evento é trazer a atualização médica mundial e de ponta para os profissionais de saúde do Alto Uruguai”.

De acordo com Sérgio participação da jornada, médicos pioneiros em diversas áreas, como de transplante de pulmão, transplante de coração, doenças raras, novos desafios das vacinas, resgate da relação médico e paciente; as altas tecnologias existentes que estão chegando ao mercado de empresas de tecnologia de medicina de Israel: “a data escolhida para evento, em 14 de março, é próximo do Dia Nacional da Imigração Judaica, comemorada em 19 de março. Teremos grandes personalidades estaduais e nacionais da política e da saúde, que gradativamente serão anunciados”, pontua Sérgio.

Os recursos arrecadados com o evento serão destinados na sua integralidade para a recuperação da edificação do prédio do antigo Hospital Israelita Leonardo Cohen, em Quatro Irmãos.

O evento será dividido em blocos. Na abertura (Bloco 1), o legado e a história do Hospital Israelita Leonardo Cohen; o legado do judaísmo para a saúde. 

Na sequência, no Bloco 2, a atualização científica clínica e de saúde pública e a gestão de equipamentos públicos de saúde por organizações sociais como o Hospital Israelita Albert Einstein e os desafios de saúde na região do Alto Uruguai. 

No Bloco 3, o impacto da inteligência artificial (IA) e novas tecnologias na saúde, avanços tecnológicos em saúde e potencial benefício para comunidades como a de Quatro Irmãos; as medtechs israelenses: a alta tecnologia para soluções de saúde e as novas fronteiras de transplantes.

O objetivo dos organizadores é que este evento seja realizado de dois em dois anos, fomentando o turismo regional. Será criado o Prêmio Dr. Otto Goldberg, médico europeu mais proeminente e longevo, na direção clínica do Hospital Israelita Leonardo Cohen, a ser entregue durante o evento. Será um reconhecimento aos profissionais de saúde representativos, em atuação no Alto Uruguai, e descendentes da imigração judaica de Quatro Irmãos.

O Polo de Turismo Histórico Judaico de Quatro Irmãos é formado pela Prefeitura de Quatro Irmãos e outros municípios derivados da Fazenda de Quatro Irmãos e do Instituto Cultural Judaico Marc Chagall, que guarda o acervo da imigração judaica do Rio Grande do Sul.

O presidente da AMAU, Marcelo Arruda e o prefeito de Erechim, ficaram entusiasmados com a grandiosidade do evento, e se colocaram à disposição para serem parceiros da Jornada Médica Internacional e que todas as informações que receberam serão repassadas aos demais prefeitos do Alto Uruguai.

Conteúdo relacionado

Termos relacionados