ERECHIM

Erechim tem orçamento estimado de R$ 560 milhões para o próximo ano

“Para Erechim continuar avançando vamos precisar de todos”, afirma prefeito Polis na apresentação da LOA 2025

Por Prefeitura de Erechim Publicado em há 3 horas

O prefeito, Paulo Polis, acompanhou a audiência pública de apresentação da Lei Orçamentária Anual (LOA), para o exercício 2025, realizada nesta quarta-feira (23), na Câmara de Vereadores, que tem orçamento estimado de R$ 560 milhões para o próximo ano. Os investimentos em saneamento básico, conteinerização do recolhimento de lixo, mobilidade urbana, habitação social e a área cultural, serão prioridades a partir de 2025.

Vereadores


Inicialmente, o prefeito Polis agradeceu o trabalho e a parceria dos vereadores, que estão no mesmo barco e remando na mesma direção, contribuindo muito para o desenvolvimento de Erechim.

Crescimento do orçamento e serviços públicos

Em seguida, o prefeito Polis, fez muitas considerações sobre o emaranhado de números do orçamento municipal, que vem aumentando, com um crescimento médio de 11,89% ao ano. “No entanto, é importante pontuar que as demandas também se multiplicaram ao longo dos anos, em todas as áreas, e com isso houve uma evolução, muito grande, dos serviços públicos prestados à população”, ressalta Polis.

Base econômica


O prefeito Polis destaca que é necessário trabalhar muito bem a área econômica para o município ter condições de fazer os investimentos necessários e cuidar das questões sociais. “Incentivamos o empreendedorismo e abertura de novas empresas, no Corredor do Desenvolvimento (RS 135), com o novo Distrito Industrial Giácomo Madalozzo, e, agora, estamos trabalhando no segundo Distrito Industrial para micro e pequenas empresas (BR 153). Além disso, oportunizamos qualificação profissional, em parceria com toda rede de apoio do IFRS, UFFS, Sistema S, Senac e Senai. Um dos grandes desafios hoje é preencher as mais de 2 mil vagas de empregos abertas em Erechim”, observa Polis.

Melhorias


Ao potencializar a economia crescem as demandas na educação, saúde e habitação. “Zeramos a fila de espera em creches, construímos quatro novas escolas, temos quase 7 mil estudantes na rede municipal de ensino. Investimos no Hospital Santa Terezinha, nosso plano de saúde pública para população, reformamos e ampliamos todas as UBS, que atendem mais de 2 mil pessoas por dia. Mas as demandas nunca param. Erechim tem feito o dever de casa e todos têm que fazer a sua parte para a cidade continuar andando pra frente”, ressalta o prefeito Polis.

Diferencial


“Nosso diferencial e a nossa maior fortaleza é a diversidade econômica. Temos mais de 20 mil CNPJs ativos no município entre MEIs, micro, pequenas, médias e grandes empresas. Toda semana tem empresários querendo investir em Erechim. E tudo isso foi construído ao longo destes 106 anos de história”, comenta Polis.

Parceria Público-Privada (PPP)


O prefeito enfatiza que a capacidade de investimento de Erechim, fora o custeio, gira em torno de 10% do orçamento. “O que é significativo. Outro ponto, as Parcerias Público-Privadas (PPP), as terceirizações, são importantes para manter a eficiência dos serviços públicos”, afirma.

Investimentos estruturais


O prefeito Polis enfatizou que, a partir de 2025, alguns temas serão centrais no governo. “Um novo edital do saneamento básico, vamos desatar este nó. Conteinerização, novo sistema de coleta de lixo. Colocar em prática o Plano de Mobilidade Urbana. Se debruçar sobre habitação social. E, a cultura, com resgate histórico e de espaços físicos”, pontua o prefeito.

Equilíbrio e autonomia


Polis ressalta que o objetivo é continuar ampliando as receitas próprias no orçamento. “Em 2021, tínhamos 36% do orçamento formado por receitas próprias e, hoje, está em 43%, estamos crescendo a cada ano. A nossa meta é chegar a 50% do orçamento com receitas próprias, para não ter que depender tanto do ICMS e do FPM. E estamos caminhando para isso”, observa ele.

Trabalho coletivo


“Para Erechim continuar avançando vamos precisar de todos, porque as ideias boas e a execução delas não partem de uma ou outra pessoa, mas de todos nós. E este é o principal fundamento da cidade de Erechim, que tem maturidade política para se desenvolver”, conclui Polis.

Conteúdo relacionado