Cidade

Estação de Passageiros do Aeródromo de Getúlio Vargas é considerada Patrimônio Histórico e Cultural da cidade

A solenidade de inauguração da revitalização e tombamento da Estação de Passageiros,foi realizada no dia 29 de dezembro.

Por Ascom Prefeitura de Getúlio Vargas Publicado em 04/01/2023 07:48 - Atualizado em 03/06/2024 11:33

Uma data que irá ficar na história de Getúlio Vargas, além de um marco histórico e cultural: 29 de dezembro. Neste dia foi realizada a solenidade de inauguração da revitalização e tombamento da Estação de Passageiros, conforme Decreto 3.804, de 27 de dezembro de 2022, que institui a Estação de Passageiros do Aeródromo de Getúlio Vargas como Patrimônio Histórico e Cultural da cidade.

A solenidade foi realizada no Campo de Aviação na presença de diversas autoridades que estiveram no ato que marcou a continuidade do processo de revitalização do local administrado pela Associação Aerodesportiva de Getúlio Vargas, entre elas o prefeito de Getúlio Vargas em Exercício e presidente da Câmara de Vereadores, Dinarte Afonso Tagliari Farias; o presidente da AMAU, Mauricio Soligo; o vice-prefeito de Getúlio Vargas, Elgido Pasa; os secretários municipais de Administração, da Fazenda e Educação, Tatiane Giaretta, Sérgio Lima e Sandra Betiatto; o presidente da Sicredi Sul Minas, Euzébio Rodigheiro; o presidente do Aeroclube Carlos Freitas Jr.; associados da Associação de Aviação de Getúlio Vargas (AAGV); vereadores; convidados e comunidade.

Durante a cerimônia, fizeram uso da palavra o presidente da Sicredi Sul Minas, Euzébio Rodigheiro, o presidente da Associação Aerodesportiva de Getúlio Vargas, Carlos Freitas; o presidente da AMAU; Mauricio Soligo; e o prefeito em exercício, Dinarte Afonso Tagliari Farias. Para marcar o ato de tombamento e revitalização foi descerrada uma placa pelas autoridades.

O Decreto foi emitido levando em consideração que é função do representante do povo preocupar-se com a cultura e os valores históricos da cidade e do povo que defende; a ata n° 08/2022, do Conselho Municipal de Política Cultural e parecer dos conselheiros; que a Casa de Passageiros do Aeródromo faz parte da história da aviação da cidade, sendo um bem público e de relevância na memória material e imaterial da população; e a Lei Municipal N° 3.164, de 12 de novembro de 2022, que instituiu a proteção ao patrimônio histórico, artístico e cultura do Município.

HISTÓRICO

Em 1939, um grupo de entusiastas e visionários getulienses, liderados pelo Dr. Leo Stumpf, idealizou um espaço de aviação para nossa cidade. Eis que surgiram as primeiras ideias para a criação do que mais tarde seria o Aero Clube de Getúlio Vargas ou, como muitos o conhecem, campo de aviação.

O Aeródromo foi fundado, oficialmente em 1955, no governo de Plácido Scussel, e teve um importante passo no governo de Otilo Borgmann, em 1958, que foi convidado para presidir a entidade. Com a homologação do 5º comando de aviação da Força Aérea Brasileira, a pista do aeródromo municipal foi devidamente preparada.

A documentação foi entregue pessoalmente ao presidente do Brasil, João Goulart, em 1962. Na oportunidade, o Aero Clube recebeu três aviões para a fundação da escola de pilotagem, os chamados “paulistinhas”, os quais seriam utilizados nas aulas de voou.

A partir de então Getúlio Vargas contava com um aeródromo sonhado e idealizado para mais tarde, se possível, tornar-se um aeroporto. Os anos se passaram e algumas questões impediram essa iniciativa. Porém, há alguns anos, um grupo de pessoas novamente reativou o sonho deste espaço e o protagonismo do Aero Clube voltou a ser pensado.

Hoje, após cerca de seis anos de trabalhos e superações de obstáculos, foi entregue à população getuliense e à região a Casa de Passageiros, totalmente revitalizada e que foi tombada como patrimônio histórico e cultural do Município de Getúlio Vargas pelo decreto 3.804, de 27 de dezembro de 2022. Um importante passo para a manutenção da história e da memória da aviação getuliense e da região foi dado neste dia, um marco histórico e cultural que faz parte da sociedade e que perpetua a coragem daqueles que idealizaram este projeto.

O Decreto leva a assinatura do prefeito em exercício Dinarte Afonso Tagliari Farias.

Conteúdo relacionado